Protótipo da cadeira de rodas
Protótipo da cadeira de rodas

Estudantes criam cadeira de rodas que sobe e desce escadas

Scalevo foi criada por um grupo de estudantes da Suíça

Estadão PME,

10 de julho de 2015 | 07h13

Uma das dificuldades que os cadeirantes enfrentam diariamente é entrar em locais sem rampas de acesso. Em vez de esperar que os locais se adaptem ao deficiente, um grupo de estudantes do Instituto Federal Suíço de Tecnologia resolveu desenvolver uma cadeira de rodas que sobe e desce escadas para dar mais liberdade e independência para os usuários.

::: Saiba tudo sobre :::

Mercado de franquias

O futuro das startups

Grandes empresários

Minha história

Os estudantes trabalham no projeto há um ano e chegaram a um protótipo que mostra a viabilidade do produto, batizado de Scalevo. A cadeira tem uma espécie de esteira que se alinha com as escadas e transporta a cadeira para cima ou para baixo. O cadeirante ainda pode controlar a velocidade que a esteira funciona.

"Nós estávamos muito motivados porque ela não é apenas um robô que faz alguma coisa. Ela tem algumas capacidade e utilizações. Ela ajuda pessoas. Quando conversamos com os cadeirantes, eles realmente gostam da ideia", disse Beni Winter, um dos estudantes envolvidos no projeto, para o site da Fast Company.

A Scalevo não ajuda apenas a subir e descer escadas, mas a enfrentar a maioria dos obstáculos que o cadeirante encontra no caminho sem a necessidade de pedir ajuda a outra pessoa.

Encontrou algum erro? Entre em contato

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.