PUBLICIDADE

Publicidade

Estratégia dos grandes: geladeira inteligente conversa com dono por meio do smartphone

Equipamentos respondem a questões do tipo "quantas cervejas tenho no refrigerador?"

Foto do author Redação
Por Redação
Atualização:

Atire a primeira pedra quem nunca se pegou perguntando algo para um eletrodoméstico. Pois, graças a sul-coreana LG, alguns desses objetos vão, dentro em breve, ser capazes de respondê-lo.

PUBLICIDADE

::: Estadão PME nas redes sociais ::: :: Twitter :: :: Facebook :: :: Google + ::

A gigante de eletroeletrônico acaba de anunciar sua mais recente inovação, uma linha de refrigeradores, micro-ondas e lavadoras inteligentes. São produtos que, por exemplo, poderão responder uma mensagem de celular, informando ao dono quantas latas de refrigerante estão disponíveis. Os produtos serão os primeiros a utilizar o recurso LG HomeChat. Basicamente, é um aplicativo de mensagem social, como o WhatsApp ou o Viber, pelo qual os clientes da marca sul-coreana poderão operar remotamente os seus equipamentos.

 

A ideia da tecnologia é interligar eletrodoméstico e dono da casa como amigos íntimos. De forma que, como na demonstração da LG, o cliente pergunte à máquina, "alguma cerveja na geladeira", ao que o produto responde "3 garrafas disponíveis". Outra possibilidade é aposentar de vez a lista de compras no supermercado. Uma vez entre as gôndolas do varejo, o usuário pode solicitar à geladeira, de novo ela, uma foto do compartimento interno. Bom, nem é preciso se esforçar muito para imaginar onde essa história vai parar. Em pouco tempo, desenvolvedores de aplicativos independentes poderão faturar com programas que se integrem a esses equipamentos, possibilitando uma nova categoria de serviços e produtos tecnológicos. A nova geração de equipamentos começará a ser comercializada para os sul-coreanos e, dentro em breve, aos consumidores dos Estados Unidos.

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.