
05 de maio de 2014 | 08h21
Cerca de um ano atrás, um estúdio de design e inovação na Holanda divulgou um conceito que chamou de a 'Estrada do Futuro'. As faixas a serem pintadas nas vias absorveriam a luz do sol durante o dia e, dessa forma, iluminaram a estrada no período noturno.
::: Estadão PME nas redes sociais :::
:: Twitter ::
:: Facebook ::
:: Google + ::
A proposta rapidamente ganhou espaço nos quatro cantos do mundo, justamente porque por trás da proposta havia uma importante questão: se reduziria a necessidade de iluminação artificial nas rodovias. Além disso, o motorista ficaria mais seguro em seu trajeto.
Mas o problema do conceito é aplicá-lo à realidade. Os testes das faixas começaram no mês passado na cidade de Oss, cerca de 100 quilômetros distante de Amsterdam. E os resultados não são nada animadores. A faixa funciona...mas a luz emitida por ela perde a intensidade se chove ou se há grande quantidade de umidade na pista, como por exemplo com o orvalho da manhã.
O estúdio, Heijmans Infrastructure, emitiu um comunicado de imprensa a respeito dos testes. Segundos os empreendedores, os testes reais com o produto, 'como era de se esperar, nos permite aprender com o meio-ambiente, como a umidade. Vamos usar esses ensinamentos para introduzirmos melhorias'.
Encontrou algum erro? Entre em contato
Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.