Reprodução site
Reprodução site

Estado de São Paulo registra 1,5 mil novas empresas por dia

Dados da Jucesp mostram 274.051 novas empresas no primeiro semestre

GISELE TAMAMAR, ESTADÃO PME,

03 de agosto de 2012 | 14h51

O empreendedorismo está em alta no Estado de São Paulo. Só no primeiro semestre, cerca de 1,5 mil empresas foram formalizadas por dia, o que equivale a 274.051 registros em seis meses. O número é 27,5% maior em relação ao mesmo período do ano passado, quando a Junta Comercial do Estado (Jucesp) registrou 214.901 novos estabelecimentos.

"O brasileiro sempre teve a característica de empreender. O levantamento mostra que as pessoas estão se conscientizando e buscando os benefícios da formalização", avalia o vice-presidente da Jucesp, Alexandre Aniz. No topo do ranking das principais atividades registradas está o comércio varejista de artigos do vestuário e acessórios com 11.248 empresas abertas.

::: Siga o Estadão PME nas redes sociais :::

:: Twitter ::

:: Facebook ::

:: Google + ::

Uma delas foi a loja Excesso de Charme, localizada na região do Bom Retiro, em São Paulo. As amigas Paula Kouwen e Andréia Kelly são estilistas e modelistas. Dispostas a empreender, elas enxergaram no mercado plus size feminino, do tamanho 48 ao 54, uma boa oportunidade de negócio.

"Quando se falava em roupa para gordinha, era tudo fechado e com manga. Isso envelhece demais. Nossa proposta é vender modelos mais jovens", conta Paula. Preto, aliás, a cor preferida para quem busca parecer mais magra não faz tanto sucesso na loja. "Preto é a cor que menos sai", revela.

Empreender

A alta no período foi puxada pela figura do Empreendedor Individual (EI), com 179.143 formalizações - 65,3% do total das aberturas. No primeiro semestre do ano passado, o EI representou 53,2% do total.

Os interessados em empreender precisam ter cautela. A principal dica do vice-presidente da Jucesp para os candidatos é ter um plano. "Isso significa planejar o começo, meio e ter várias metas para perseguir. A falta de planejamento é um dos principais motivos que levam uma empresa a não ter êxito", pontua Aniz.

 

:: Veja cinco cuidados para tomar antes de abrir uma empresa ::

Perfil

Antes de abrir um negócio, a pessoa precisa verificar se tem um perfil empreendedor. É preciso levar em consideração que o empresário perderá os benefícios de quem tem carteira assinada e que poderá trabalhar nos fins de semana enquanto os outros se divertem.

Planejamento

Fazer o plano de negócios é essencial para qualquer empreendimento. O empresário precisa compreender o mercado e buscar dados sobre seu potencial, crescimento, nível de concorrência, oportunidades e ameaças.

Pesquisa

Fazer a coleta de informações do perfil do público-alvo, necessidades não atendidas, produtos e serviços oferecidos, concorrentes e fornecedores.

Capacitação

É preciso se capacitar para as funções, como controlar o caixa, negociar as compras, controlar as vendas e o nível de estoques.

Sociedade

Tenha cuidado com quem você vai escolher como sócio. O recomendado é que os parceiros tenham perfis complementares. Deixe claro o papel e expectativas de cada um.

Encontrou algum erro? Entre em contato

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.