03 de agosto de 2012 | 14h51
O empreendedorismo está em alta no Estado de São Paulo. Só no primeiro semestre, cerca de 1,5 mil empresas foram formalizadas por dia, o que equivale a 274.051 registros em seis meses. O número é 27,5% maior em relação ao mesmo período do ano passado, quando a Junta Comercial do Estado (Jucesp) registrou 214.901 novos estabelecimentos.
"O brasileiro sempre teve a característica de empreender. O levantamento mostra que as pessoas estão se conscientizando e buscando os benefícios da formalização", avalia o vice-presidente da Jucesp, Alexandre Aniz. No topo do ranking das principais atividades registradas está o comércio varejista de artigos do vestuário e acessórios com 11.248 empresas abertas.
::: Siga o Estadão PME nas redes sociais :::
Uma delas foi a loja Excesso de Charme, localizada na região do Bom Retiro, em São Paulo. As amigas Paula Kouwen e Andréia Kelly são estilistas e modelistas. Dispostas a empreender, elas enxergaram no mercado plus size feminino, do tamanho 48 ao 54, uma boa oportunidade de negócio.
"Quando se falava em roupa para gordinha, era tudo fechado e com manga. Isso envelhece demais. Nossa proposta é vender modelos mais jovens", conta Paula. Preto, aliás, a cor preferida para quem busca parecer mais magra não faz tanto sucesso na loja. "Preto é a cor que menos sai", revela.
Empreender
A alta no período foi puxada pela figura do Empreendedor Individual (EI), com 179.143 formalizações - 65,3% do total das aberturas. No primeiro semestre do ano passado, o EI representou 53,2% do total.
Os interessados em empreender precisam ter cautela. A principal dica do vice-presidente da Jucesp para os candidatos é ter um plano. "Isso significa planejar o começo, meio e ter várias metas para perseguir. A falta de planejamento é um dos principais motivos que levam uma empresa a não ter êxito", pontua Aniz.
:: Veja cinco cuidados para tomar antes de abrir uma empresa ::
Perfil
Antes de abrir um negócio, a pessoa precisa verificar se tem um perfil empreendedor. É preciso levar em consideração que o empresário perderá os benefícios de quem tem carteira assinada e que poderá trabalhar nos fins de semana enquanto os outros se divertem.
Planejamento
Fazer o plano de negócios é essencial para qualquer empreendimento. O empresário precisa compreender o mercado e buscar dados sobre seu potencial, crescimento, nível de concorrência, oportunidades e ameaças.
Pesquisa
Fazer a coleta de informações do perfil do público-alvo, necessidades não atendidas, produtos e serviços oferecidos, concorrentes e fornecedores.
Capacitação
É preciso se capacitar para as funções, como controlar o caixa, negociar as compras, controlar as vendas e o nível de estoques.
Sociedade
Tenha cuidado com quem você vai escolher como sócio. O recomendado é que os parceiros tenham perfis complementares. Deixe claro o papel e expectativas de cada um.
Encontrou algum erro? Entre em contato
Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.