Startups normalmente já despertam certo interesse pelas inovações digitais que promovem. Mas na velocidade que elas têm se multiplicado, torna-se um pouco mais trabalhoso conquistar a visibilidade do público. Ciente da necessidade dessas jovens empresas em manter o crescimento e se posicionar bem no mercado, a universidade ESPM, em São Paulo, lançou a ComCorp, agência júnior de comunicação corporativa voltada para as startups, com atendimento gratuito.
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A ideia é unir o útil ao agradável. A ComCorp é formada por alunos de vários períodos do curso de jornalismo da ESPM, que têm na agência a chance de ganhar experiência na área corporativa. As startups, por sua vez, recebem planos de comunicação, produção de conteúdo e projeto de relacionamento com a mídia. Atualmente, oito alunos compõem a agência, que já atende duas contas: a Lado C, que desenvolve vídeos, e a Não Aguento Quando, formada por mulheres que procuram combater estereótipos machistas.
De acordo com o estudo Estatísticas de Empreendedorismo, realizado pelo IBGE em parceria com a Endeavor e divulgado no final de 2013, as empresas de alto crescimento – categoria na qual boa parte das startups está inserida – foram responsáveis por 48,5% dos empregos gerados entre 2008 e 2011. A quantidade equivale a quase 2,8 milhões de novos empregos.
Segundo Patrícia Gil, coordenadora do projeto, a ComCorp é produto da direção do curso com os alunos e está inserida na agência experimental que os estudantes já participavam, com experiências em outras áreas que não a corporativa. "Eles têm oportunidade de gerar valor social para um segmento que no Brasil é muito grande. A gente tem convicção de que a comunicação é um elemento fundamental para ajudar na sobrevivência dessas empresas no seu período inicial, mas às vezes os empreendedores não podem bancar esse investimento", pondera.