PUBLICIDADE

O especialista responde: como organizar a participação em feiras

Consultor do Sebrae-SP apresenta dicas para empreendedores que pretendem entrar no calendário de feiras para exposição de marca ou venda direta para público-alvo

Foto do author Redação
Por Redação
Atualização:

Quais atividades precisam ser feitas pelas empresas que irão participar de feiras de negócios?

PUBLICIDADE

Por Alexandre Giraldi Moreira, consultor do Sebrae-SP

Existem feiras com propósitos diferentes. Algumas servem para exposição de marcas, produtos e/ou serviços e outras existem para fazer a venda direta para o público-alvo. O planejamento de cada participação é diferente e depende muito da estratégia da empresa expositora.

Gosto sempre de pensar com o calendário invertido, ou seja, da data que a feira irá acontecer para trás. Assim, fica mais fácil pensar em como deixar o estande pronto.

São os organizadores da feira que ditam as regras da montagem, como início e término. Por isso, as datas ficam muito na dependência dessa organização. Seguem algumas questões de fundamental importância para, depois de respondidas, garantir o sucesso na feira. 

Feira do Empreendedor 2018, evento realizado todos os anos pelo Sebrae Nacional. Foto: Leandro Martins/Ricardo Yoith Matsukawa ME Foto: Leandro Martins/Ricardo Yoith Matsukawa ME

· Qual a localização do estande na feira? · Qual é o tamanho dele? · Quais recursos pretendo disponibilizar para a demonstração ou vendas? · Qual estrutura de movelaria é a mais indicada para transmitir a imagem da minha empresa? · Preciso de climatização? · Quais empresas de montagem a feira permite? Qual é o tempo de montagem para o estande que planejamos? · Precisamos contratar sistema tecnológico para captação de dados de potenciais clientes que tenham passado no estande? · Precisamos de sinal de internet? · Vamos oferecer brindes? · Que tipo de expositor físico usaremos? · Precisamos de funcionários extra como expositores e/ou modelos? · Farei a venda no próprio estande? · Como vou receber o pagamento? · Como o cliente receberá o produto se na própria feira dependemos do estoque onde ele estará alocado? · A equipe que vai atuar na feira está treinada e motivada? · O uniforme vai ser o padrão (já utilizado) ou teremos um modelo exclusivo para impressionar na feira? · Vamos precisar de panfletaria e material de apoio? Quais? Quem vai desenvolver e imprimir? Quanto tempo é necessário para preparar esse material?

É importante pensar não só no dia da feira, mas também no pós-feira. Como vou aproveitar os potenciais clientes e parceiros que circularam por lá?

Publicidade

O consultor do Sebrae-SPAlexandre Giraldi. Foto: Acervo Pessoal Foto: Acervo Pessoal
Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.