Entre o desejo e a realidade

Entre o desejo e a realidade

Apple e Samsung disputam liderança em áreas da pesquisa

O Estado de S.Paulo

31 de julho de 2017 | 06h00

Aparelhos celulares, em especial os smartphones, vêm se tornando imprescindíveis para o trabalho. Entre as pequenas e médias empresas, isso não é diferente. A consultoria IDC prevê um avanço de 9% no número de smartphones vendidos no Brasil para 2017 – ou 47,5 milhões de unidades. O mercado corporativo, segundo a IDC, deverá representar de 5% a 6% desse total.

Na disputa por essa fatia, a Apple ficou com um excelente índice de satisfação na pesquisa, 95, bem à frente da segunda colocada, a Samsung, com 80. No ranking de objeto de desejo, as posições se invertem: a Samsung lidera com 41%, seguida pela Apple, com 28%.

“Para a Samsung, estar entre as primeiras colocações significa estar no caminho certo para alcançarmos cada vez mais o público PME, que procura por soluções que sejam assertivas e facilitem o dia a dia de trabalho”, afirma Loredana Sarcinella, diretora de marketing da área de dispositivos móveis da Samsung.

Apple tem maior índice de satisfação

Com 95 pontos, a Apple obteve o maior índice de satisfação na edição 2017 da Escolha PME. Na categoria Aparelho de Celular, produtos ou serviços são o critério de escolha que mais conta para os pequenos e médios empresários ouvidos na pesquisa: esse aspecto foi apontado por 69% como importante para se decidir por um fornecedor. Para 83% desses empreendedores, conta muito a qualidade desse produto ou serviço.

Terceira colocada tanto no ranking de índice de satisfação quanto como objeto de desejo, a Motorola aposta no seu aparelho Moto G para conquistar o público PME. “Essa estratégia começou há cerca de três anos, quando lançamos o primeiro Moto G e revolucionamos o mercado com um produto completo e preço acessível para o segmento”, diz o diretor. “Já estamos na quinta geração da família Moto G.”

Ele acredita que, para a Motorola seguir ganhando mercado, investir no atendimento também é fundamental. “Lançamos canais voltados a esse segmento. Temos, por exemplo, uma loja online específica para o público corporativo, em especial o PME.” Segundo critério de escolha na lista, atendimento conta para 33%.

Soluções para PMEs na Samsung

A Samsung segue como líder do mercado de aparelhos celulares no Brasil, com cerca de 45% de participação, segundo dados da consultoria Counterpoint. Para Loredana Sarcinella, diretora de marketing da área de dispositivos móveis da marca, uma das principais razões para o bom desempenho é o fato de a Samsung “realizar estudos aprofundados para entender vontades e preferências dos usuários, desde os que buscam um equipamento com recursos para o cotidiano até aqueles que estão atrás do que existe de mais moderno e poderoso em tecnologia”. 

Dos 69% entrevistados que apontaram na pesquisa produtos ou serviços como driver de decisão, 46% consideram quesito essencial um portfólio que atenda às necessidades da empresa. Esse aspecto também é ressaltado por Loredana. Ela explica que os modelos da Samsung estão agrupados em três linhas (S, A e J) com “design funcionais aliados a um ecossistema de soluções”. 

Para Loredana, os serviços desenvolvidos pela marca também contam na avaliação dos clientes. Por exemplo, o Samsung Pay, para pagamentos móveis, e o Samsung Concierge, benefícios para os clientes da linha Galaxy S7 e Galaxy S8.

Encontrou algum erro? Entre em contato

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.