Reprodução site
Reprodução site

Engenheiros da computação criam prancheta virtual em tablet para técnicos de futebol

Produto começa a ganhar espaço em grandes clubes do futebol brasileiro

estadão pme,

07 de julho de 2012 | 09h52

 Joel Santana vai adorar. Um dos principais técnicos do País, conhecido por ficar na beira do gramado carregando sua inseparável prancheta, tem agora à disposição a prancheta eletrônica para tablets denominada Tactical Pad. O produto foi desenvolvido pelos engenheiros da computação Pedro Henrique Borges de Almeida, Danilo Lacerda e Fernando Closs, todos ex-estudantes do Instituto de Computação da Universidade de Campinas (Unicamp).

::: Siga o Estadão PME nas redes sociais :::

:: Twitter ::

:: Facebook ::

:: Google + ::

A versão atual do software é comercializada desde março de 2010 e utilizado por treinadores de diversas equipes - Ponte Preta, Internacional, Bahia e Figueirense. O Tactical Pad também é usado pela seleção sub-21 de Portugual e pela seleção principal da Coréia do Sul.

O produto surgiu a partir de uma necessidade dos próprios treinadores, que reclamavam da pouca praticidade dos softwares disponíveis no mercado. "Eles eram difíceis de manusear, com interface confusa e funcionalidades incompletas. Notamos também que o uso de mouse e teclado inviabilizavam o uso nas preleções e as soluções gráficas eram em geral muito amadoras", afirmou Almeida para a Agência FAPESP.

O Tactical Pad roda em dispositivos com Windows, Android ou iOS e pode ser usado de duas formas: para montar o posicionamento tático da equipe, como se fosse uma prancheta virtual, e também como uma forma de analisar as imagens da equipe durante uma partida.

Conheça mais detalhes do produto.

Encontrou algum erro? Entre em contato

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.