Encontro PME apresenta trajetórias de sucesso para inspirar quem está começando

Encontro PME apresenta trajetórias de sucesso para inspirar quem está começando

Evento reúne empresários de sucesso de grandes, médios e pequenos empreendimentos

Estadão PME,

04 de abril de 2013 | 07h06

 O Encontro Estadão PME, que chega a sua quarta edição nesta quinta-feira (4), pretende contar agora trajetórias de sucesso de grandes, médios e pequenos empreendedores. Com isso, a ideia é inspirar quem pretende iniciar ou até mesmo aqueles que já começaram um negócio no País.

Para nos ajudar nessa tarefa, convidamos parte da equipe que contribui todos os dias com o Blog do Empreendedor.

Pedro Chiamulera, fundador da empresa ClearSale, abre o evento ao lado de Adriane Silveira, da Nannydog, e Juliana Motter, criadora de um dos negócios mais gostosos de São Paulo, a loja Maria Brigadeiro. “As coisas aconteceram de forma muito orgânica. Foi como um quebra-cabeça que foi se encaixando”, conta Juliana. Não seria diferente, afinal, o início da sua trajetória como empresária começou cedo, quando ela ajudava a avó, Dona Ignês, a preparar o doce.

::: Estadão PME nas redes sociais :::

:: Twitter ::

:: Facebook ::

:: Google + ::

No segundo módulo será a vez de Alberto Saraiva, o homem por trás do Habib’s – uma das principais empresas do Brasil. Saraiva é talvez o empresário que tenha inventado a política do bom e barato e por isso, para ele, oferecer produtos e serviços de qualidade é algo fundamental para a sobrevivência de qualquer empreendimento. Para Saraiva, no entanto, de nada adiantará o empresário ter apenas foco e uma política azeitada de preços. 

Se a pessoa não tem perfil para perseverar no ramo em que escolheu para empreender, possivelmente irá fracassar. “Eu nunca imaginei que fosse conseguir o que consegui, mas sempre tive essa predisposição para vencer. Acho que a característica do sucesso tem muita relação com o negócio em si, mas tem muito mais relação com a personalidade do cara que está sonhando, do cara que está pensando”, analisa o empresário.

O evento também terá um módulo com os professores Samy Dana (FGV) e Aloísio Buoro (Insper). Eles pretendem debater o momento da economia para quem deseja abrir uma empresa. E a dupla promete ainda abordar outros temas. “Amargamos uma estatística que aproximadamente 80% das empresas fecham com dois anos de vida. Isso acontece porque o empresário age muito por intuição” conta o professor da FGV.

Mas abrir uma empresa tem momento certo? “Não tem data e hora, não se pode parar de reinventar, ter uma boa ideia é fundamental, mas deve-se aprimorá-la sempre”, afirma Pedro Herz, presidente do conselho administrativo da Livraria Cultura. O empresário e Carla Sarni, criadora da rede Sorridents, já participaram de edições anteriores do Encontro PME e, agora, fazem uma nova análise exclusiva sobre empreendedorismo.

Carla aponta, inclusive, o segmento de franquias como uma boa opção. E se esse é o caminho, o Encontro PME apresenta em seu último módulo um papo com o criador da rede de bijuterias Morana, Jae Ho Lee, e Robinson Shiba, do serviço de delivery China in Box. 

Parecidos. Um ponto semelhante na trajetória dos empreendedores é que ambos receberam apenas o apoio de familiares e amigos no início das empresas. E a participação deles no evento tem muito a ver com o desejo de ajudarem na formação das novas gerações de empresários. Vale a pena escutá-los. Shiba quer faturar R$ 350 milhões em 2013 e Jae Ho Lee pretende crescer mais de 30%

Dessa forma, não é de se estranhar. As duas empresas brasileiras têm mais coisas em comum do que se pode imaginar: elas fazem sucesso e o conquistaram por meio do franchising.

:: O dia a dia da empresa ::

das 8h às 9h

Parte do time de blogueiros do Estadão PME conversa com os participantes sobre seus erros, acertos e também a respeito das dúvidas na condução de uma empresa atualmente.

:: Minha história ::

das 9h às 10h

Alberto Saraiva construiu uma das principais empresas do setor de alimentação rápida no País. Por isso, assunto não falta para o executivo quando o tema é empreendedorismo.

:: Vamos entender ::

das 10h30 às 11h15

Dois professores falam sobre o momento da economia brasileira e como superar eventuais dificuldades. O módulo contará com Samy Dana (FGV) e Aloísio Bueno Buoro (Insper).

:: A dupla que chegou lá ::

das 11h15 às 12h 

Jae Ho Lee, da rede de bijuterias Morana, e Robinson Shiba, do delivery China in Box, têm muita coisa em comum. A principal semelhança? Administram negócios de muito sucesso.

Encontrou algum erro? Entre em contato

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.