Werther Santana/Estadão
Werther Santana/Estadão

Empresários reforçam importância do planejamento na gestão da empresa

Adriane Silveira, Juliana Motter e Pedro Chiamulera contaram suas experiências à frente dos negócios

Rodrigo Rezende, Estadão PME,

04 de abril de 2013 | 09h36

 O primeiro módulo do Encontro Estadão PME, que chega a sua quarta edição na manhã desta quinta-feira (4), em uma das salas de cinema do Shopping Bourbon, em São Paulo, parte da equipe do Blog do Empreendedor contou um pouco das suas experiências acertivas na administração dos negócios.

::: Estadão PME nas redes sociais :::

:: Twitter ::

:: Facebook ::

:: Google + ::

O empresário Pedro Chiamulera, da ClearSale, contou que um diferencial, por mais óbvio que seja, fez diferença para a sua empresa alcançar o sucesso: sempre fazer negócios da forma correta. "Isso é uma questão de valores e reputação", reforçou o empresário. Chiamulera também aconselhou quem pretende montar um negócio ou até mesmo quem já é dono de um empreendimento a ser comedido à medida que a empresa cresce. "Chega um momento em que precisamos ser mais cautelosos pois com o crescimento os riscos financeiros também aumentam", diz.

A etapa de expansão de uma empresa exige atenção. Nesse momento, o planejamento é mais um aliado. Adriane Silveira, da Nannydog assina embaixo. "Com a minha empresa crescendo muitas vezes sinto falta de um planejamento.Mas já estou  melhorando", contou a empreendedora. 

Além de planejar é precisar criar e consolidar uma boa estrutura. Foi o que defendeu Juliana Motter, da Maria Brigadeiro. A empresária falou sobre a importância de desenvolver procedimentos por escrito para deixar a equipe de funcionários totalmente alinhada. Segundo ela, a tática é mais eficiente do que passar orientações oralmente, o que pode gerarr erros graves de entendimento. "Escrever procedimentos contribui para garantir qualidade do produto e do trabalho de todos os funcionários", finalizou.

::: LEIA TAMBÉM :::

:: Encontro PME apresenta trajetórias de sucesso ::

:: "Um taxista mudou a minha vida", diz dono do Habib's ::

Encontrou algum erro? Entre em contato

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.