Empresários e analistas falam sobre gestão, economia e segmentação

Profissionais dão dicas e fazem projeções para o próximo ano

Estadão PME,

26 de novembro de 2011 | 06h29

 A recessão econômica que assola países da Europa não deve provocar grande impacto no Brasil. Essa é o opinião do professor José Luiz Rossi Júnior, do Insper, do economista Caio Megale, do Itaú, e do superintendente do Sebrae, Bruno Caetano.  Segundo os especialistas, que participaram da primeira edição do Encontro PME, o País reage de maneira mais autônoma e menos dependente dos europeus. De acordo com Caetano, essa mudança de comportamento está relacionada, também, ao fato de as pequenas e microempresas brasileiras — grande motor da economia nacional —, terem o faturamento muito ligado ao consumo interno. “Enquanto o emprego não for afetado a economia continua em estabilidade”.

::: Siga o Estadão PME nas redes sociais :::

:: Twitter ::

:: Facebook ::

A projeção dos especialistas vai ao encontro do que os empresários Antonio Carbonari Netto, fundador da Anhanguera Educacional, e de Ivani Calarezi, sócia da rede Amor aos Pedaços, constatam na prática.  Seus respectivos negócios, ambos bem sucedidos em seus setores, ainda não enfrentam os reflexos da crise. Para Carbonari e Ivani, o desafio está na gestão e não necessariamente no enfrentamento de uma recessão. “O erro do empresário é pensar que é dono da empresa. Para dar certo, ele tem que pensar como um gerente do negócio”, diz Carbonari.

O cenário econômico preocupante na Europa também não deve frear o crescimento do mercado de luxo no País. De acordo com Gabriela Otto, professora da ESPM, o consumo de artigos de alto valor no Brasil é incipiente e, como o aumento de renda da população, tende a continuar em expansão, mesmo que de maneira lenta. “Existe uma demanda reprimida e sem a cultura do consumo ainda”, explica a profissional. Para ela, os próximos quatro anos ainda serão favoráveis ao consumo tanto no mercado popular quanto no de luxo.

Confira abaixo as principais dicas dadas por especialistas e empresários aos micro e pequenos empreendedores

::: LEIA MAIS :::

:: "Cliente que reclama você não perde. Ele só quer ajudar", diz empresária ::

:: Sucesso da empresa depende da identificação de oportunidades ::

:: Crise não deve provocar recessão econômica no Brasil em 2012 ::

:: Encontro PME vai ajudar empresário a alcançar o sucesso ::

Tudo o que sabemos sobre:
EconomiaGestãoSegmentaçãoEmpresas

Encontrou algum erro? Entre em contato

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.