Daniel Teixeira/AE
Daniel Teixeira/AE

Empresário do comércio ficou mais confiante em dezembro, diz CNC

Índice de Confiança do Empresário do Comércio atingiu 130,6 pontos em dezembro, nível mais alto desde março de 2011

Daniela Amorim, Agência Estado,

03 de janeiro de 2012 | 11h34

O empresário do comércio ficou ligeiramente mais confiante na passagem de novembro para dezembro, segundo a Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC). O Índice de Confiança do Empresário do Comércio (ICEC) atingiu 130,6 pontos em dezembro, 0,1 ponto porcentual acima do índice de novembro (130,5 pontos). O resultado levou o indicador ao nível mais alto desde março de 2011, início da série histórica.

As vendas de Natal, responsáveis por cerca de 40% do movimento anual do comércio, alavancaram o otimismo dos empresários do setor, de acordo com a CNC. A avaliação sobre as condições atuais do empresário do comércio - que engloba a visão atual sobre a economia, o setor de varejo e a empresa - registrou alta de 2,2%, passando de 113,3 pontos em novembro para 115,8 pontos em dezembro.

::: Siga o Estadão PME nas redes sociais :::

:: Twitter ::

:: Facebook ::

:: Google + ::

Já as expectativas dos comerciantes sobre a economia, o setor de varejo e suas empresas registraram queda de 1,5%, mas ainda fecharam 2011 em patamar bastante elevado, em 159,2 pontos. Quanto à intenção de investimentos do empresário do comércio, houve ligeiro aumento de 0,1%, para 16,7 pontos. O Nordeste foi a região em que os empresários se mostraram mais confiantes (137,4 pontos). A região Norte figurou em segundo lugar (135,8 pontos), seguida pelo Sul (130,5 pontos), Sudeste (127,3 pontos) e Centro-Oeste (127,2 pontos).

Ainda segundo o IEC, o nível de confiança nas empresas de maior porte, com mais de 50 funcionários, teve alta de 4,7%, encerrando dezembro aos 145 pontos. Nas empresas menores, o indicador ficou estável no mês (-0,1%), em 130,3 pontos.

::: LEIA TAMBÉM :::

:: Padarias mudam para crescer ::

::  Lava-rápido faz sucesso dentro de bar ::

::  O que o empreendedor precisa fazer agora para criar um bar de sucesso ::

:: Nova classe média descobre a compra virtual ::

 

 

Tudo o que sabemos sobre:
ComércioVarejoVendasConsumo

Encontrou algum erro? Entre em contato

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.