
03 de maio de 2016 | 16h32
A busca pela energia sustentável fez com que os painéis de energia solar se tornassem uma realidade em todo o mundo. Agora, uma pequena rede de energia solar nos EUA está usando contratos inteligentes que compram e vendem energia de forma segura usando blockchain, a moeda virtual do Bitcoin.
A Transactivgrid é uma matriz energética sustentável localizada no Brooklyn, bairro de Nova York. A rede conecta usuários a energia solar na vizinhança e faz uso de um sistema de blockchain para garantir que todos os pagamentos sejam seguros.
O Blockchain, um subproduto das transações via Bitcoin, permite que as atividades de troca sejam registradas e verificadas para os compradores e vendedores de energia, mesmo em uma escala muito pequena. Isso garante que nenhuma energia seja perdida.Diante disso, os idealizadores do projeto acreditam que a tecnologia pode manter um registo mais eficiente das transações de energia da comunidade. Um software, então, poderia ser a chave para manter o controle de todas as transferências de energia em uma grade sofisticada.
Encontrou algum erro? Entre em contato
Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.