Reprodução
Reprodução

Empresa nos Estados Unidos cria sensor para qualquer veículo capaz de detectar acidentes

Dispositivo aciona central de atendimento assim que ocorre uma colisão

ESTADÃO PME,

15 de abril de 2013 | 10h10

 Um dispositivo pequeno, capaz de ser colocado no chaveiro junto com as chaves de casa e do carro, promete democratizar a tecnologia para motoristas de todos os bolsos. O produto se chama Splitsecnd e, por meio da mesma tecnologia usada no GPS, promete detectar um acidente automobilístico e verificar se está tudo bem com os ocupantes do carro.

::: Estadão PME nas redes sociais :::

:: Twitter ::

:: Facebook ::

:: Google + ::

O dispositivo funciona no lugar do acendedor de cigarros do veículo e, quando detecta um impacto brusco, aciona uma central de monitoramento. O atendente, do outro lado da linha, vai então acionar um microfone do dispositivo e então verificar se os ocupantes do carro estão bem e, ao mesmo tempo, enviar socorro.

O produto custa quase US$ 200 dólares e o monitoramento - 24 horas por dia, nos sete dias da semana - sai por US$ 14,95 por mês.

Esse dispositivo não é o único à disposição, mas o primeiro para motoristas de carros. Um dispositivo ainda em fase de desenvolvimento pela empresa ICEdot pode tornar-se um produto de sucesso nos Estados Unidos. De acordo com a empresa que o criou, o sensor instalado em qualquer capacete, ao perceber um movimento brusco - algo comum em qualquer acidente -, faz uma comunicação de emergência às pessoas previamente selecionadas pelo cliente. Leia mais sobre esse produto.

Abaixo, um vídeo mostra o dispositivo para carros em funcionamento.

Encontrou algum erro? Entre em contato

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.