01 de abril de 2014 | 06h30
Acidentes com ciclistas e debates sobre a implantação de ciclofaixas tomaram conta da agenda pública das grandes cidades nos últimos anos. Mas a fragilidade e a vulnerabilidade dos adeptos da bicicleta frente aos veículos de maior porte, principalmente à noite, pode estar com os dias contados. Pelo menos no que depender de iniciativas como a da empresa Mission Bikes, sediada em San Francisco, que criou a Lumen, um modelo de bicicleta que reflete a luz de carros, ônibus e caminhões.
::: Siga o Estadão PME nas redes sociais :::
De acordo com o site Springwise, responsável por encontrar negócios inovadores ao redor do mundo, a tecnologia utilizada foi inspirada nos olhos dos gatos. Durante o dia, a invenção funciona como uma bicicleta cinza-carvão, com um leve brilho.
À noite, é ativado um mecanismo retro-reflexivo que faz com que o revestimento da Lumen se ilumine quando ela é atingida pelas luzes do farol dos carros. Assim, o motorista desatento conseguirá ver que há um ciclista à sua frente, já que a luz emitida por seu veículo o atingirá de volta.
A bicicleta utiliza ao todo centenas de milhares de minúsculas esferas transparentes, que podem refletir a luz a até 300 metros. As rodas também possuem o mesmo revestimento.
A Lumen vem em cinco tamanhos e duas versões, com e sem marcha. O projeto ainda está em fase de financiamento no Kickstarter, mas deve estar disponível para os consumidores em breve.
Encontrou algum erro? Entre em contato
Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.