Divulgação
Divulgação

Empresa norte-americana cria bicicleta que reflete a luz de carros para prevenir acidentes

Lumen utiliza tecnologia inspirada nos olhos dos gatos com o intuito de proteger ciclistas

Estadão PME,

01 de abril de 2014 | 06h30

Acidentes com ciclistas e debates sobre a implantação de ciclofaixas tomaram conta da agenda pública das grandes cidades nos últimos anos. Mas a fragilidade e a vulnerabilidade dos adeptos da bicicleta frente aos veículos de maior porte, principalmente à noite, pode estar com os dias contados. Pelo menos no que depender de iniciativas como a da empresa Mission Bikes, sediada em San Francisco, que criou a Lumen, um modelo de bicicleta que reflete a luz de carros, ônibus e caminhões.

::: Siga o Estadão PME nas redes sociais :::

:: Twitter ::

:: Facebook ::

:: Google + ::

De acordo com o site Springwise, responsável por encontrar negócios inovadores ao redor do mundo, a tecnologia utilizada foi inspirada nos olhos dos gatos. Durante o dia, a invenção funciona como uma bicicleta cinza-carvão, com um leve brilho.

À noite, é ativado um mecanismo retro-reflexivo que faz com que o revestimento da Lumen se ilumine quando ela é atingida pelas luzes do farol dos carros. Assim, o motorista desatento conseguirá ver que há um ciclista à sua frente, já que a luz emitida por seu veículo o atingirá de volta.

A bicicleta utiliza ao todo centenas de milhares de minúsculas esferas transparentes, que podem refletir a luz a até 300 metros. As rodas também possuem o mesmo revestimento.

A Lumen vem em cinco tamanhos e duas versões, com e sem marcha. O projeto ainda está em fase de financiamento no Kickstarter, mas deve estar disponível para os consumidores em breve.

 

Tudo o que sabemos sobre:
Estadão PMEbicicletainovação

Encontrou algum erro? Entre em contato

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.