05 de janeiro de 2015 | 12h05
Fórmulas alternativas de combustíveis para veículos de passeio e transporte público já vem sendo utilizadas em busca de reduzir as taxas de emissão de carbono e outros poluentes na atmosfera. Porém, a sua aplicação em empreitadas maiores, como viagens de avião, ainda é uma discussão em aberto.
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Por acreditar na possibilidade de um combustível mais barato e sustentável, Project Solaris, idealizado pela italiana Sunchem Holding pretende retirar óleo do tabaco para abastecer boeings da aérea South African Airways (SAA). A partir das flores e das sementes da planta, é possível extrair mais combustível do que da sua biomassa, que seriam um subproduto.
O tabaco é uma planta facilmente adaptável, que pode crescer em diversos climas e solos, além de ser cultivado em campos onde não é possível plantar gêneros alimentícios. As sementes e as flores do tabaco contêm mais de 30% de óleo em sua composição, que pode ser extraído e usado como combustível.
De acordo com portal Springwise, na fase inicial do Project Solaris mais de 50 hectares de tabaco já foram plantados. O plano é produzir 20 milhões de litros do combustível até 2017 e aproximadamente 400 milhões de litros até 2023.
Além de reduzir o ciclo do carbono na atmosfera entre 50% e 75%, o Project Solaris vai diminuir os gastos com combustível da SAA, que ficam em torno de 40% de todos os custos da empresa.
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