
04 de junho de 2012 | 07h20
Bruno e Ana Paula Sedrez trabalhavam com desenvolvimento de novos produtos em uma confecção de Blumenau (SC), quando perceberam que o uso de material reciclável na área de confecção era uma tendência. Isso foi em 2004, mas o dono da empresa não comprou a ideia. “Em 2006, aproveitamos que era ano de Copa do Mundo, quando há grande demanda por camisetas e criamos a Fujiro Ecotêxtil”, conta Sedrez.
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O casal investiu R$ 50 mil e faturou R$ 402 mil no primeiro ano de atividade. No ano seguinte, o faturamento aumentou 81%. “De lá para cá temos crescido continuamente e encerramos 2011 faturando R$ 7 milhões.” Além de camisetas promocionais feitas com malha à base de PET e algodão, a Fujiro também fornece ecobag e moletons para clientes como a SOS Mata Atlântica, Cosan, Mobil e Bovespa, entre outras.
O casal catarinense Bruno e Ana Paula Sedrez criou a Fujiro Ecotêxtil, em 2006, com o objetivo de investir na confecção de malha sustentável, feita com filamentos de Pet. “Refinanciamos um carro e usamos o dinheiro de nossas rescisões trabalhistas. Começamos nosso negócio com R$ 50 mil”, lembra Sedrez.
O empresário conta que o nome Fujiro foi uma homenagem ao orientador de pós graduação de Ana Paula, que incentivou o casal a montar negócio próprio. Atualmente, a empresa tem 30 funcionários e está instalada num galpão de 1.800 m² às margens do Rio Itajaí.
Recentemente, a Fujiro inaugurou escritório em São Paulo, para atender representantes da marca. Segundo Sedrez, a tecelagem já reaproveitou quase cinco milhões de garrafas Pet em seis anos de atuação.
O empresário alerta quem deseja empreender, ressaltando a importância de elaborar um plano de negócio detalhado. Ele também recomenda que o crescimento seja conduzido de forma escalonada. “Nós apanhamos muito, porque crescemos rápido demais e sem planejamento.”
Segundo ele, no começo é fácil crescer rápido porque a estrutura é pequena. “Com o crescimento várias coisas são incorporadas e é preciso saber administrar.”
Sedrez avalia que a Fujiro pulou algumas etapas e agora está sendo reestruturada. “Em outubro de 2011, contratamos um consultor que está nos orientando sobre gestão, finanças e marketing.” Segundo ele, com esses três pilares a empresa está conseguindo resgatar valores que tinham se perdido.
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