O consumo de sucos prontos cresce nos lares brasileiros. E esse aumento se traduz em oportunidades. Apenas no primeiro semestre, os brasileiros consumiram 478 milhões de litros da bebida, 24,9% a mais que no mesmo período do ano passado. Em faturamento, o setor cresceu 30% no período e movimentou R$ 2,3 bilhões, de acordo com dados da consultoria Nielsen.::: Estadão PME nas redes sociais ::: :: Twitter :: :: Facebook :: :: Google + ::
Um dos nichos dentro desse segmento que apresenta maior expansão é o das bebidas saudáveis. Não por acaso, foi justamente essa a aposta das empreendedoras Bianca Franchini, Isabela Ferrantte e Juliana Henrique. Juntas, elas criaram a marca Uuulalá, que aplica o conceito dos sucos funcionais – os chamados detox.
Antes de elaborarem os sabores dos sucos, elas viajaram para os Estados Unidos, onde a moda dessas bebidas começou, para provar todos os tipos de sucos à disposição dos interessados.
Já Gustavo Siemsen trocou a carreira de executivo para empreender. Ele fundou a Gloops, marca de sucos naturais com gás que surge como uma alternativa saudável ao refrigerante. Gustavo já tinha alguma intimidade com o setor, afinal, atuava como diretor de marketing da Pepsico, justamente na divisão de refrigerantes.
Bem na época em que desempenhava essa função, a empresa lançou a H2O e, nas pesquisas feitas pela companhia, constatou-se que o consumidor buscava uma bebida saudável como alternativa. A sacada do empreendedor foi descobrir também que, apesar desse desejo, a pessoa não gostaria de abrir mão do gás assim como das embalagens divertidas.
Mas o momento marcante durante o processo de concretização da ideia ocorreu quando o empresário estava na frente de uma máquina de refrigerantes. “Pensei: ‘E se nessa máquina ao invés de entrar o xarope de refrigerante entrasse um suco natural de frutas?’ Isso tudo culminou com o momento da minha vida, de buscar uma razão para o que eu estava fazendo”, contou o empreendedor.
Proposta. Para chegar ao produto, Siemsen visitou fabricantes de equipamentos de cerveja, refrigerante, suco, além de outros profissionais do mercado. Ele ainda fez muitos testes caseiros durante o processo.
“A maior dificuldade foi a decisão de largar a carreira para começar basicamente do zero. Mas temos um propósito maior do que só vender suco. A ideia é que as pessoas decidam mudar seus hábitos”, concluiu. Agora, o empresário tem planos ambiciosos de crescimento, que ele vai contar durante o encontro.