
15 de novembro de 2011 | 06h03
Ele levou o estilo de vida dos autódromos para o shopping center. Ao apostar no potencial de mercado por trás dos 7 milhões de fãs de automobilismo no Brasil, o empresário Ely Behar criou um modelo de negócio inovador, que em pouco mais de um ano e meio de existência já cresceu 200% e deve fechar 2011 com faturamento até três vezes maior do que o R$ 1 milhão registrado no ano passado.
Com uma loja virtual e duas físicas, a U/Racer reúne artigos para pilotos - luvas, capacetes e macacões - e produtos para fãs do esporte, como camisetas, bonés e até roupas para bebês. “Antes, esses produtos só eram vendidos em eventos de automobilismo, mas com o sucesso das vendas nas lojas, as marcas oficiais já estão até aumentando o investimento nas linhas de produtos para fãs”, conta Behar.
O modelo é pioneiro no Brasil e agradou justamente pelo apelo com o público masculino. Atualmente, 50% do faturamento vem dos artigos para os fãs. “Nós temos boa aceitação para entrar nos shoppings porque conseguimos resolver o maior problema deles, que é atrair os homens”, explica o empresário.
::: Siga o Estadão PME nas redes sociais :::
:: Twitter ::
:: Facebook ::
Behar é apaixonado por velocidade e entre os 14 e 18 anos foi corredor de kart, época em que percebeu que havia escassez de equipamentos especializados para pilotos no País.
Quando abandonou as pistas, passou a investir na representação da marca italiana especializada em acessórios para automobilismo Sparco e, alguns anos depois, o empresário já gerenciava um portfólio de 20 marcas, incluindo sua própria linha de produtos, batizada por ele de Lico.
Em 2008, disposto a investir em um negócio diferente, o empreendedor deixou a Sparco para apostar na representação de uma marca de tênis. “Foi quando aprendi a trabalhar com o varejo e adquiri o conhecimento necessário para criar a U/Racer.”
Dois anos depois, a afinidade com o esporte falou mais alto e ele voltou a trabalhar com automobilismo. “Queria fazer o que eu gostava, mas com 20 anos de mercado, sabia que precisava me diferenciar para dar certo.”
Foi quando criou com um sócio o conceito de um espaço que também atendesse os fãs do esporte. Hoje, a U/Racer é distribuidora oficial de marcas importantes como Ferrari, Sauber e McLaren, e recebe investimento de um fundo. O próximo passo da empresa, releva Behar, é expandir a operação por meio de franquias e, dessa forma, ter 35 lojas da marca até 2015.
Desse total, pelo menos dez devem ser inauguradas até o ano que vem, propiciando um faturamento de R$ 10 milhões. “O foco é em cidades com mais de 250 mil homens das classes A e B, o público do negócio”, explica o empreendedor.
Antes da expansão, porém, a atenção do empresário está no Grande Prêmio Brasil de Fórmula 1, que acontece entre 25 e 27 de novembro. Nesses três dias, a empresa deve faturar o equivalente a um mês.
Dessa forma, Behar reforçou a equipe com 20 vendedores e vai abrir uma loja temporária em frente ao autódromo. Ele também manterá, na semana do evento, uma unidade no aeroporto de Congonhas para atender turistas estrangeiros.
::: LEIA TAMBÉM :::
:: Empresário quer vender pizzas na hora do almoço ::
:: Aprenda com dez histórias de sucesso ::
:: Um par de sapatos e muita inovação ::
Encontrou algum erro? Entre em contato
Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.