Felipe Rau/Estadão
Felipe Rau/Estadão

Empreendedor brasileiro é da classe média e tem entre 31 e 49 anos

Para celebrar o dia da pequena empresa, confira o infográfico que preparamos

DANIEL FERNANDES, ESTADÃO PME,

04 de outubro de 2013 | 06h39

 Muita gente não sabe, mas as micro e pequenas empresas são 99% do total de empreendimentos em atividade no Brasil. Elas são responsáveis por 70% das novas vagas de emprego criadas todos os meses. Mas respondem por apenas 25% do Produto Interno Bruto (PIB) do País e contribuem com apenas 1% das exportações. De acordo com dados do Instituto Data Popular, o empreendedor brasileiro também é da classe C e tem entre 31 e 49 anos.

::: Siga o Estadão PME nas redes sociais :::

:: Twitter ::

:: Facebook ::

:: Google + ::

Essa tendência é observada desde 2012, conforme reportagem do Estadão PME. Na época, dos 19,7 milhões de brasileiros interessados em iniciar uma empresa, 58,3% eram da classe C. “O motor de crescimento da classe média foi o emprego, mas será o empreendedorismo que vai levar essa classe adiante. Com o próprio negócio, eles não têm limites e podem crescer cada vez mais sem a hierarquia de um emprego tradicional”, destacou na época o sócio-diretor do Data Popular, Renato Meirelles.

:: Leia também ::

Sábado é dia de sonhar com o seu negócio

O maior desafio do empreendedor

Especial Dia do Empreendedor 2011

Especial Dia do Empreendedor 2012

Mas se há notícias boas, há também muitos desafios pela frente. E o governo, que criou recentemente a Secretaria da Micro e Pequena Empresa, trabalha para tentar melhorar o ambiente de negócios para os empreendedores. Há a proposta de universalizar o Simples, permitindo que todos acessem o sistema tributário, e intenções concretas para reduzir a burocracia para a abertura e fechamento dos negócios.

Confira abaixo um retrato do empreendedorismo no País. Os dados são do Sebrae, que compilou uma série de informações de diversas organizações e institutos.

Encontrou algum erro? Entre em contato

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.