Kimberly White/Reuters
Kimberly White/Reuters

Em vídeo, Steve Jobs ensina como conquistar seus sonhos; assista

Aos 12 anos, o então candidato a gênio pediu socorro a Bill Hewlett com a ajuda de uma lista telefônica

O Estado de S.Paulo

23 de março de 2017 | 05h00

Aos 12 anos de idade, o pequeno Steve Jobs já tinha potencial para se tornar um grande Steve Jobs. Num vídeo disponível no Youtube, o fundador da Apple descreve uma das estratégias que empregou ao longo de sua trajetória quando deparava com a necessidade de aprender a fazer o que não sabia: simplesmente perguntar a quem sabe.

Naquela época já aficionado por tecnologia, Jobs resolveu montar um equipamento eletrônico chamado frequency counter. Para alcançar esse objetivo, necessitava de peças e desconhecia a forma de obtê-las. Foi então que decidiu fazer uso de uma lista telefônica de Palo Alto, Califórnia, para localizar o número de telefone de Bill Hewlett, o fundador da Hewlett-Packard, a HP. Após se apresentar a Hewlett, Jobs simplesmente pediu. "Quero construir um frequency counter e gostaria de saber se você teria algumas peças para me dar...". Resultado: "Bill não somente me deu as peças necessárias, mas também um estágio de verão na HP, onde trabalhei na montagem dos equipamentos que queria construir. Eu me senti no céu."

Moral da história: por melhor que seja o empreendedor, ele jamais sabe tudo. Jobs salienta que, nesses momentos, o que se pode fazer é perguntar. "Nunca encontrei alguém que tenha me negado ajuda ou batido o telefone na minha cara. Simplesmente pedia ajuda. Agora, quando as pessoas me pedem ajuda, tento ser atencioso e solícito para devolver o que recebi".

Segundo Jobs, a maior parte das pessoas jamais tira o fone do gancho e disca o número que deseja. "A maioria das pessoas nunca pede. É isso que diferencia as pessoas que fazem coisas daquelas que apenas sonham. É necessário agir, é necessário estar disposto a falhar e você deve reunir disposição para quebrar a cara com as pessoas ao telefone, com a startup que está fundando ou qualquer outra coisa. Se você tem receio de falhar, não irá muito longe."

Assista o vídeo abaixo:

Tudo o que sabemos sobre:
Steve JobsEmpreendedorismo

Encontrou algum erro? Entre em contato

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.