Divulgação
Divulgação

Ele ganhou até prêmio com solução agrícola

José Roberto Assy ganhou o prêmio de inventor inovador da Finep

Gisele Tamamar, Estadão PME,

30 de janeiro de 2014 | 07h11

José Roberto Assy queria ser músico. Chegou a estudar dois anos na Unicamp, mas entendeu que sua vocação era mesmo outra. Por isso, ele formou-se engenheiro agrônomo e criou uma solução para reduzir as sementes duplas e as falhas que ocorrem durante o plantio. A invenção rendeu ao empresário da J. Assy Apollo Agrícola o Prêmio Finep de inventor inovador no ano passado.

::: Siga o Estadão PME nas redes sociais :::

:: Twitter ::

:: Facebook ::

:: Google + ::

A ideia surgiu quando o empresário testemunhou um problema no plantio de sementes quando ele administrava um comércio e representação de produtos agrícolas. O engenheiro resolveu, então, pesquisar uma solução e abriu a plantadeira. Criou um disco com uma rampa para diminuir os erros no processo. Simples assim.

“Fomos crescendo e hoje dominamos o mercado. Quase todo plantio de milho, soja, feijão e algodão é feito com esse disco”, conta Assy. Desde a abertura da empresa, em 1997, em Caldas Novas, o empresário não parou de inovar e lançar novos produtos voltados para a agronomia. Em 2013, a empresa vendeu 1,5 milhão de peças, entre discos e anéis.

Entre os principais desafios que enfrentou, ele cita a questão das patentes. “Tive concorrente que copiou e tive que entrar com ação. Ganhamos”, conta. E a dica para outros empreendedores é simples: gostar do que faz. “Eu queria ser músico, mas não tinha vocação. Estudava 12 horas por dia e continuo tocando até hoje, mas com a humildade de que como agrônomo posso construir coisas melhores”, diz Assy.

:::Leia também :::

Desafio do inventor é se tornar empresário

Empreendedor produz suco natural com gás

Aposta total na bicicleta aquática

Engenheiro inova na construção

Encontrou algum erro? Entre em contato

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.