"É preciso gostar da operação", dizem especialistas durante Encontro Estadão

Em sua sétima edição, evento aborda a rotina dos empresários que atuam com bares e restaurantes

Estadão PME,

21 de novembro de 2013 | 11h08

Estudar a operação e se preparar para entraves inevitáveis - como a seleção de mão de obra - são dois dos pontos observados pelo empresários de bares e restaurantes como fundamentais para sobreviver no setor.

::: Estadão PME nas redes sociais :::

:: Twitter ::

:: Facebook ::

:: Google + ::

Eles participaram da primeira fase de debates do 7º Encontro PME, que acontece nesta quinta-feira, 21, em São Paulo, e pretende mostrar as dificuldades de quem inicia na área, mas também dar dicas preciosas de empreendedores que construíram trajetórias de sucesso. O evento ainda conta com a participação de especialistas. Todos munidos de um objetivo comum: mostrar o caminho para você chegar lá.

Na rodada de abertura do encontro, Tiago Almeida, sócio da Vapor Burguer & Beer, Maury Tognolo, do Bar GIBI Cultura Geek, e os sócios Roberto Minelli e Renato Iarussi, da Coxinha Du Chef, lembraram os primeiros passos dados no ramo, assim como as dificuldades encontradas.

Todos são recém-chegados no mercado de bares e restaurantes e avisaram que, desde o início, a gestão de pessoal foi um problema sério a ser enfrentado. "A gente foi aprendendo no dia a dia", disse Maury Tognolo.

Já a segunda parte dos debates, envolveu nomes mais experimentados na área: o presidente do Outback Brasil, Salim Maroun, e os consultores Luis Henrique Stockler, sócio da ba}Stockler, e Adri Vicente Júnior, da Food Service Company.

Eles ressaltaram a importância de analisar o negócio além da cozinha com o objetivo de não cometer erros frustrantes de julgamento. "Apenas gostar de vinho, de cerveja ou de fazer um bom churrasco não vai fazer com que você goste do dia a dia da operação do negócio. A rotina é muito massacrante se você não gosta. É preciso gostar da operação", destacou Stockler.

Encontrou algum erro? Entre em contato

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.