Reprodução
Reprodução

E o Vento Levou e outros filmes que inspiraram empreendedores brasileiros

História motivam a aperfeiçoar, mudar de foco ou até mesmo recomeçar a empresa

Rodrigo Rezende, Estadão PME,

22 de julho de 2013 | 12h00

Comandar um negócio próprio quase sempre exige buscar ideias e inspiração que possam ser, mais tarde, aplicadas no cotidiano profissional. Entre tantas fontes de informação, muitos empresários contam  que os filmes são uma opção boa, mesmo que as obras não explorem temas relacionados ao empreendedorismo. O Estadão PME conversou com alguns donos de empresa e os convidou a indicarem títulos que, para eles, trouxeram mensagens enriquecedoras. As sugestões incluem documentários, clássicos do cinema e até seriados.

::: Estadão PME nas redes sociais :::

:: Twitter ::

:: Facebook ::

:: Google + :: 

Alexandre Valdivia, sócio da agência Alice Wonders, conta que assistiu o documentário norte-americano "Jiro: Dreams of Sushi" (2011) no avião e logo utilizou o que aprendeu em sua empresa.  

A obra mostra a história de Jiro, japonês que saiu de casa ainda criança, enfrentou dificuldades como a de morar na rua e tornou-se um sushiman renomado que comanda um restaurante localizado em uma estação de metrô na cidade Tóquio. "Dividi algumas lições que extraí do filme com meu sócio, e nós aplicamos na agência, como dar mais foco em algumas áreas", conta.

O trabalho em equipe foi o que chamou a atenção de Giancarlo Valias, diretor da agência Venturas, para o filme "Invictos" (2009). A história acontece em 1995, durante a Copa do Mundo de Rugby realizada na África do Sul, no mesmo momento que marca o desmantelamento do apartheid no país. "O filme também apresenta pontos positivos quanto à liderança, tanto no ponto de vista do capitão da equipe, com relação à motivação dos atletas, quanto de Mandela, a respeito de paixão que tem para mover um povo em prol de um objetivo único."

Confira abaixo a relação de filmes indicados. A lista ainda inclui a opinião de Bruno Gagliardi, do Centro Britânico Franquias, Mara Valverde, da Rosa Valverde e Ana Maria Faro, dona da boutique erótica para mulheres Revelaterus.

Encontrou algum erro? Entre em contato

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.