Daniel Teixeira/Estadão
Daniel Teixeira/Estadão

Dicas de empreendedores para se dar bem nos negócios

De dono de bar a diretor do ramo de tecnologia, empresários dão dicas para prosperar com a própria empresa

ESTADÃO PME,

16 de dezembro de 2012 | 09h33

 Dicas sempre são bem-vindas. Ainda mais de empreendedores de sucesso para interessados em abrir a própria empresa. E para ajudar nessa conexão, o Estadão PME separou dicas de dez empresários que se deram bem nos negócios, desde dono de bar a uma revendedora campeã de vendas da Avon.

::: Siga o Estadão PME nas redes sociais :::

:: Twitter ::

:: Facebook ::

:: Google + ::

Para quem está começando a empreender, Sergio Oberlander diz que o principal é acreditar na ideia. Ele criou a Robtec, empresa especializada na comercialização de tecnologia na área de prototipagem e impressão 3D. “Se tivéssemos escutado os clientes nos primeiros três anos da empresa, teríamos fechado”, disse. Ele recomenda que o empresário seja conservador com o dinheiro e invista muito na empresa para garantir o crescimento, além de fazer renovação tecnológica frequente. “Nós nos renovamos o tempo todo”, completou.

Já o empresário Semaan Mouawad, fundador da loja que leva seu nome, aconselha a não ter preguiça de trabalhar. E nada de ficar só atrás de uma mesa dando ordens. Semaan não fica trancado no escritório da empresa. Ele trabalha em uma mesa no meio da loja mesmo, orienta funcionários, atende clientes e resolve problemas. “No escritório eu não vejo se o pessoal está trabalhando, não vejo os clientes”, observou.

Diogo Beltran, da Redalgo, avalia que empreender requer muita perseverança. “Mesmo quando o caminho estiver bem feio, é importante não desistir”, recomendou. Ele também salienta a importância de se fazer um trabalho de qualidade, para se diferenciar dos concorrentes. “Outro cuidado é minimizar os custos fixos para reduzir os riscos."

 

:: Confira as dicas dos empreendedores :: 

 

Encontrou algum erro? Entre em contato

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.