Nilton Fukuda/AE
Nilton Fukuda/AE

Dia dos Pais: ainda dá tempo de incrementar as vendas

Confira as dicas do consultor do Sebrae para aumentar as vendas

GISELE TAMAMAR, ESTADÃO PME,

08 de agosto de 2012 | 11h10

O empresário que ainda não se programou para aproveitar o Dia dos Pais para incrementar as vendas precisa correr. Como o brasileiro deixa a compra para a última hora, o lojista ainda consegue fazer ações específicas para atrair o consumidor na loja até domingo, dia 12.

O Estadão PME conversou com o consultor de marketing do Sebrae-SP, Wlamir Bello, sobre dicas para ajudar o pequeno empresário a aproveitar a data. "Ainda muitas empresas estão no reativo, esperando que o cliente venha na loja. Isso precisa mudar", afirma.

::: Siga o Estadão PME nas redes sociais :::

:: Twitter ::

:: Facebook ::

:: Google + ::

O comércio está otimista com o Dia dos Pais. A expectativa da Associação Brasileira de Shopping Centers (Abrasce) é de um crescimento de 14% nas vendas nos centros comerciais este ano em comparação com o mesmo período do ano passado. Já a Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de São Paulo (FecomercioSP) projeta uma alta entre 4% e 5%.

O consultor lembra que o ideal é fazer um planejamento para as principais datas do comércio. Ao organizar o banco de dados, o empresário pode até descobrir uma parcela de clientes professores, por exemplo, e aproveitar outras datas comemorativas além das tradicionais. Para quem ainda não se planejou, o consultor dá as dicas a seguir.

Banco de dados

Avalie e organize o banco de dados de clientes. Com ferramentas de informatização, é possível identificar de forma mais rápida potenciais clientes.

Campanha

Crie uma campanha com técnicas de promoção. "É preciso sensibilizar o público-alvo, mostrar que falta pouco tempo para comprar o presente do pai", diz Bello.

Divulgação

É preciso utilizar os canais de comunicação com o cliente. A loja pode divulgar a campanha por e-mail marketing, mensagem de texto, mensagem com imagem, telemarketing ou até bluetooth marketing - o cliente com a função ativada no celular recebe uma mensagem ao passar em frente da loja.

Redes sociais

O empresário pode utilizar as redes sociais para divulgar a campanha e produtos. É fundamental fazer uma divulgação com conteúdo, com dicas relevantes e não apenas o produto com o preço.

Ponto de venda

Faça a campanha no ponto de venda com peças de comunicação, como banners, sempre informando a data limite para a compra do presente.

Parcerias

Avalie parcerias com outras empresas. Uma loja de roupas pode trocar de banco de dados com uma loja de sapato ou até pensar em uma promoção conjunta.

Evento

A loja também pode criar eventos para atrair mais clientes na loja, como degustações de bebidas e experimentação de produtos.

Encontrou algum erro? Entre em contato

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.