Informação para você ler, ouvir, assistir, dialogar e compartilhar!
Tenha acesso ilimitado
por R$0,30/dia!
(no plano anual de R$ 99,90)
R$ 0,30/DIA ASSINAR
No plano anual de R$ 99,90
Luiz Barretto, presidente do Sebrae
Luiz Barretto, presidente do Sebrae

Dia da pequena empresa registrou alta de 9% nas vendas do setor, aponta Sebrae

Instituição quer transformar Dia da Pequena Empresa, que se comemora todo 5 de outubro, em espécie de "Black Friday" das PMEs

Renato Jakitas,

06 de outubro de 2015 | 16h43

Estimativas apontam que 56,2 milhões de consumidores adquiriram produtos e serviços de micro e pequenos fornecedores nessa segunda-feira, 5 de outubro, durante a primeira edição do Movimento Compre do Pequeno. A ação é uma espécie de "black friday" idealizada pelo Sebrae para celebrar o Dia da Pequena Empresa.

::: Estadão PME nas redes sociais :::

:: Twitter ::

:: Facebook ::

:: Google + ::

De acordo com o próprio Sebrae, a primeira edição da ação, já prevista para retornar no ano que vem, trouxe um incremento de 9% no volume de vendas do setor, isso se comparado com a segunda-feira anterior à ação, dia 28.

A projeção foi obtida a partir de uma amostragem realizada em dois dias (28 de setembro e 5 de outubro) e conduzida por telefone com 10 mil entrevistados, em 73 municípios. A margem de erro para a pesquisa é de tanto pontos percentuais, tanto para cima, quanto para baixo.

Ainda segudo o Sebrae, o Dia da Pequena Empresa contou com a adesão de mais de 184 mil empresas, que se cadastraram no site do projeto.

“Este foi o primeiro ano do Movimento, mas ele será permanente. Queremos que se transforme em uma data simbólica para o varejo", afirma o presidente do Sebrae, Luiz Barretto. "Em apenas dois meses, desde que lançamos a ação, a adesão foi muito positiva. Os números devem crescer à medida que o Compre do Pequeno seja abraçado pela sociedade”, observa.

:::LEIA TAMBÉM:::

Movimento Compre do Pequeno tem 174 mil empresas cadastradas

Faturamento das MPEs cai pelo sétimo mês seguido

Importância. Dados do Sebrae apontam que os micro e pequenos negócios representam mais de 95% do total das empresas do País e respondem por 27% do Produto Interno Bruto (PIB) e 52% do total de empregos com carteira assinada.

Durante a campanha pelo Movimento Compre Pequeno, o Sebrae apontou cinco razões para comprar dos pequenos negócios: perto da sua casa, é responsável por 52% dos empregos formais, o dinheiro fica no seu bairro, o pequeno negócio desenvolve a comunidade e comprar do pequeno negócio é um ato transformador.

Entre os dias 5 e 10 de outubro, a subsidiária paulista do Sebrae promove uma série de ações para o período que foi batizado como Semana do Empreendedor. Estão programadas ações como atendimentos nos escritórios do Sebrae-SP, caravanas Sebrae Móvel, palestras, oficinas e orientações. Acesse a programação aqui

Encontrou algum erro? Entre em contato

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.