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Dez perguntas para responder antes mesmo de começar uma startup em qualquer lugar do mundo

Saiba também o que é preciso ser feito para tirar a proposta de negócio do papel

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Por Marcelo Osakabe
Atualização:
 

O diretor de produtos da Locaweb e autor do livro Guia da Startup, Joaquim Torres, indica um passo-a-passo de dez pontos para quem quiser testar sua ideia antes mesmo de botar o time em campo. Confira: 

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1 - Qual problema (a empresa) vai resolver? (proposição de valor) 2 - Para quem esse problema será resolvido? (mercado-alvo) 3 - Qual o tamanho dessa oportunidade? (tamanho do mercado) 4 - Quais alternativas existem? (cenário competitivo) 5 - Por que somos os mais qualificados para perseguir essa oportunidade? (nossa diferenciação) 6 - Por que agora? (janela de oportunidade) 7 - Como levaremos essa oportunidade ao mercado? (estratégia de lançamento) 8 - Como vamos medir o sucesso e ganhar dinheiro com esse produto? (métricas e receita) 9 - Que fatores são críticos para o sucesso? (requisitos essenciais) 10 - Dado o acima, qual a recomendação? (ir ou não ir)

"A lista é grande, mas o exercício é bom para qualquer um que queira entrar em um negócio. São perguntas simples, e o legal é fazer em grupo, com os outros interessados' afirma Torres. "Precisa ser bastante honesto neste momento, pois ele vai demandar bastante tempo das pessoas."

Passado o teste inicial, chegou a hora de iniciar o projeto. Aí vão mais dicas:

Valide a idéia Construa um protótipo, faça um site para as pessoas se cadastrarem, enfim, teste sua ideia. "E faça isso rápido, não gaste tempo planejando todo o modelo de negócio", afirma o presidente da Associação Brasileira de Startups, Gustavo Caetano. Para ele, o empreendedor de startups deve seguir o conceito de fail fast- quanto mais cedo falhar, melhor. 

Tenha foco Não espere que sua ideia resolverá todos os problemas. Segundo Caetano, as empresas que dão certo validam um negócio tentando se tornar as melhores em solucionar um problema específico. "Ainda vejo startups caindo nessa ideia de que o projeto não está pronto. Pode acontecer de eu colocar o produto na rua e os clientes pedirem uma 'feature' diferente daquele que atrasou em dois meses o lançamento do projeto."

Construa um business model Canvas O nome pode parecer estranho, mas ele nada mais é do que um plano de negócio mais simplificado. "O canvas é interessante porque cuida apenas da parte sistêmica do modelo. Ele permite que você faça alterações na sua estratégia de forma rápida e simplificada", afirma o consultor do Sebrae especializado em Startups, Fabiano Akiyoshi Nagamatsu. "Mudanças são muito comuns quando se trabalha com inovação e tecnologia", afirma Nagamatsu.

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Vá a eventos dedicados Use e abuse dos eventos que te colocam com gente do mercado. Eles pipocaram em todo o Brasil nos últimos anos. Além de incrementar o networking e te por em contato com possíveis investidores, eles colocam o empreendedor ao lado de gente que compartilha os mesmos problemas e angústias. 

Aceleradoras e mentoria Programas de aceleração são ótimas formas de colocar o dono de uma ideia de negócio em contato com tutores especializados. A contrapartida é que eles demandam tempo do empreendedor para o programa. "Além disso, é necessário ter maturidade para lidar com o processo. Algumas startups recebem conselhos conflitantes de mentores diferentes. O pessoal da startup precisa saber lidar com isso", afirma Torres.SERVIÇOFeira do Empreendedor Local: Expo Center Norte - Pavilhão Verde, São Paulo Endereço: Rua José Bernardo Pinto, 333 - Vila Guilherme Data: de 22 a 25 de fevereiro Sábado e domingo: 10h às 21h Segunda e terça-feira: 13h às 21h Entrada franca Inscrições no site: www.feiradoempreendedor.sebraesp.com.br

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