
09 de janeiro de 2013 | 06h20
O uso de estratégias para melhorar o desempenho de um negócio é uma prática comum à pequenas e grandes empresas. Os erros e acertos também. Independentemente do tamanho do empreendimento, buscar alternativas para ganhar competitividade frente aos concorrentes, atrair novos consumidores e fidelizar clientes são metas praticamente universais entre empresas.
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A Nestlé ilustra bem como uma empresa pode se beneficiar ao dar ouvidos aos clientes. Ao monitorar redes sociais, a multinacional viu que marca podia salvar vendas do chocolate Lollo. Lançado no País em 1982, o produto foi líder de vendas em sua categoria até 1992, quando, por ordem da matriz, na Suíça, seu nome mudou para Milkybar.
“Houve muitas queixas, mas a companhia achava que – como o consumidor de Lollo era criança ou muito jovem – o público do chocolate iria logo se renovar e a nova marca se consolidaria”, explica Nonis. Mas não foi o que aconteceu. Vinte anos depois, o Milkybar praticamente desapareceu do mercado. Agora, a companhia avalia que pode recuperar as vendas perdidas com o relançamento de Lollo, que terá vaquinha na embalagem e tudo, como nos anos 80.
O Estadão PME selecionou dez histórias que revelam as estratégias de grandes empresas. Confira:
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