Dez dicas para você se tornar um líder nota 10

O bom chefe consegue manter a equipe motivada. E um time de funcionários motivados pode render mais

PUBLICIDADE

Foto do author Redação
Por Redação
Atualização:

Desenvolver um produto ou serviço inovador é fundamental para o sucesso de um negócio. Planejar a empresa – antes, durante e após o início das atividades – também. Capital de giro para tocar o empreendimento, dizem os especialistas, é fundamental. A diferença entre o sucesso e o fracasso do seu empreendimento, porém, pode estar na maneira como você conduz o negócio. E, nesse ponto, ser um bom líder é fundamental. Pensando nisso, o Estadão PME elaborou uma lista com dez ações efetivas que podem transformá-lo em um bom chefe.::: Siga o Estadão PME nas redes sociais ::: :: Twitter :: :: Facebook :: :: Google + :: Ao seguir essas recomendações, você só tem a ganhar. Principalmente porque conseguirá reter talentos em sua equipe de trabalho. “Nos pequenos negócios, o profissional pode ter contato com diversas áreas e possui também mais poder de agir para modificar o funcionamento das coisas. E isso é bastante valorizado pelos trabalhadores modernos”, afirma Fernando da Costa, diretor da Human Brasil, empresa especializada em recrutamento e seleção. O especialista já deu uma dica: conceda autonomia aos funcionários. Agora, confira a lista para ser um bom chefe. 1) Quando ocorrer um erro, aborde o funcionário com imparcialidade e procure orientá-lo. 2) Seja transparente e justo 3) Compartilhe os bons resultados com a equipe, valorizando e reconhecendo o mérito do time. 4) Em situações de instabilidade, tome decisões conjuntas e assuma a responsabilidade. 5) Comunique a visão da empresa aos funcionários. 6) Procure identificar líderes potenciais e contribua para a formação deles. 7) Delegue tarefas. 8) Em caso de falha, busque com os funcionários aprender com os erros e identificar suas causas. 9) Realize feedback com frequência. 10) Seja comprometido com resultados e transmita isso para a equipe por meio de desafios. Mas é claro que cada caso é um caso e o pequeno empresário precisa olhar a sua realidade, quais são seus problemas específicos. É o caso do empreendedor Erick Vils, fundador da webSoftware, uma pequena empresa de tecnologia da informação do Rio de Janeiro. Cansado dos atrasos frequentes de funcionários, ele resolveu chamar a equipe para uma conversa. Descobriu que o trânsito e a distância de casa para o trabalho eram as causas do problema. Para solucionar o problema, a empresa subsidia entre 70% e 80% do aluguel de uma casa em Jacarepaguá, onde hoje moram seis dos 18 funcionários. Além disso, colocou à disposição da equipe uma van gratuita. Deu certo. ::: LEIA TAMBÉM ::: :: Quatro dicas para preparar sua empresa para 2012 :: :: Cinco dicas de um grande empresário para o seu sucesso :: :: Sugestões de livros sobre negócios ::

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.