Reprodução site
Reprodução site

Dez aplicativos interessantes para instalar no smartphone e usar no dia a dia

Conheça todo tipo de solução: desde ferramenta ara achar um táxi até despertador com informações sobre o tempo

ESTADÃO PME,

14 de julho de 2012 | 11h01

Achar um táxi disponível em uma cidade grande como São Paulo, ser acordado por uma voz delicada com informações sobre o tempo ou saber qual o nome da música que você ouviu em um programa de televisão. Essas são situações possíveis graças a inovação de empresários que desenvolveram aplicativos para smartphones.

Algumas ferramentas ainda estão em desenvolvimento, outras estão só disponíveis nos Estados Unidos. Mas o que vale é conhecer os aplicativos idealizados para facilitar o dia a dia ou deixar uma simples jarra de leite mais interessante.

::: Siga o Estadão PME nas redes sociais :::

:: Twitter ::

:: Facebook ::

:: Google + ::

Taximov

Após informar os dados pessoais, endereço de partida e as características desejadas, como um veículo com motorista que fale inglês ou com ar condicionado, o sistema localiza o automóvel livre mais próximo e que melhor atenda aos requisitos desejados. O Taximov atende passageiros na região metropolitana e litoral de São Paulo.

Taxi Counter

Esse é outro aplicativo sobre táxis. Mas a ideia é ajudar o usuário a estimar o preço da corrida a partir da rota traçada e ainda permite a pessoa guardar a rota que foi usada e acessá-la mesmo sem a conexão com a internet. A ferramenta foi idealizada por uma equipe do Marrocos e foi a vencedora da Copa do Mundo dos Aplicativos, realizada recentemente.

We Nail It

O vencedor da etapa brasileira da Copa do Mundo de Aplicativos vai agradar as mulheres. A proposta é fazer uma rede social para compartilhamento de esmaltes. A pessoa também poderá tirar a foto de um objeto qualquer e a partir daí o sistema vai procurar se existe algo com a mesma tonalidade para comprar.

GoPago

Aplicativo desenvolvido nos Estados Unidos para quem não tem tempo sequer de pedir pessoalmente suas comidas ou bebidas preferidas. O sistema identifica as cafeterias disponíveis na região onde o usuário se encontra. Ele faz o pedido pelo smartphone, efetua o pagamento pelo aparelho com o cartão de crédito e retira o produto na loja física.

Mapfia

Pequenos empreendedores observaram que uma das perguntas mais frequentes que fazemos ao telefone é: "onde você está?". Essa observação social foi o ponto de partida para a criação da Mapfia, empresa que desenvolveu um aplicativo capaz de mostrar a localização de duas pessoas envolvidas em ligação no celular.

Uniqlo Wake Up

Ser acordado por um despertador, mas não com um som comum. O aplicativo, desenvolvido pela rede varejista de moda Uniqlo, proporciona o despertar acompanhado por uma música, uma delicada voz que fala o dia da semana e como está o tempo lá fora. O usuário ainda pode compartilhar nas redes sociais os detalhes do tempo no horário que acordou.

SoundHound

Permite ao usuários descobrir todos os detalhes de uma música que toca naquele momento no rádio ou que é exibida em um programa de televisão. O aplicativo apresenta informações sobre o artista, letra da música e até mesmo vídeos no Youtube daquele artista. Você pode até mesmo cantarolar um trecho da música que o aplicativo - essa é a promessa - identifica a canção.

Qminder

Nada de ficar na fila em pé. O cliente usa o aplicativo, pega a senha virtual conforme o estabelecimento cadastrado que pretende ir e espera. Não necessariamente no espaço físico do restaurante ou da loja. Isso porque o app avisa o cliente quando sua vez se aproxima.

Zipcar

Por meio do aplicativo da empresa americana, o usuário informa sua localização e enxerga um mapa informando onde estão estacionados os veículos da empresa disponíveis para aluguel, que ficam espalhados pelas cidades onde a Zipcar atua. Ao cadastrar-se e tornar-se cliente, o usuário receberá um cartão usado para destravar o veículo escolhido quando o consumidor se aproxima.

Milkmaid

É um jarro inteligente resultado da parceria entre o escritório de design participativo Quirky e a multinacional GE. Ele é capaz de perceber se o leite está estragado, quantos copos de leite ainda restam e até se ele foi deixado fora da geladeira - o que expõe o leite a ação de bactérias. A sacada dos desenvolvedores é que todas essas informações são enviadas a um aplicativo.

Encontrou algum erro? Entre em contato

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.