Divulgação
Divulgação

Designer espanhol cria tênis para ser feito em impressora 3D

Utilizando novo tipo de filamento elástico, calçado pode ser dobrado que ainda assim mantém forma original

Estadão PME,

25 de março de 2014 | 11h00

Você já pensou em fabricar seu próprio tênis? Utilizando uma impressora 3D e um novo tipo de filamento elástico isso agora é possível. É o que nos prova um projeto desenvolvido pelo designer espanhol Ignacio Garcia. Inspirado em filmes futurísticos, como o "De Volta Para o Futuro", Ignacio criou o Sneakerbot II, um tênis para ser feito em uma impressora 3D, utilizando como material o fio Filaflex de 1,75 mm, que custa 22,99 euros o rolo.

::: Siga o Estadão PME nas redes sociais :::

:: Twitter ::

:: Facebook ::

:: Google + :: 

Fabricado pela Recreus, empresa fundada por Garcia, o Filaflex permite que o calçado seja dobrado e amassado, mas que, ainda assim, mantenha sua forma. Segundo o site Springwise, o Sneakerbot II é, inclusive, mais confortável do que a versão anterior. Já a maciez do material do calçado pode ser alterada nas configurações da própria impressora.

Disponível para download gratuito no site Thingiverse, o projeto do tênis consiste em apenas duas impressões em 3D: a lingueta e a base de cano longo. Após imprimir e montar as partes, o calçado já está pronto para uso. Confira no site da Recreus mais projetos para impressoras 3D. 

Tudo o que sabemos sobre:
Estadão PMEtênis

Encontrou algum erro? Entre em contato

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.