Programa quer transformar ex-funcionários de montadoras em empreendedores no ABC

Programa quer transformar ex-funcionários de montadoras em empreendedores no ABC

Ação do Sebra mira os 240 mil desempregados da região; com pátios cheios, montadoras aceleram demissões

O Estado de S.Paulo

02 de setembro de 2016 | 15h55

A crise de desemprego pela qual passa a região do ABC, em São Paulo, em função principalmente pelo momento desfavorável vivido pela indústria automobilística, motivou o Sebrae a criar um pacote de serviços que tem como objetivo promover o empreendedorismo entre as pessoas que estão sem trabalho nos municípios que compõem a área.

O Pacote Empreendedor, como foi batizada a iniciativa, constitui uma série de atividades que terão início na próxima sexta-feira (5), na cidade de Diadema. Entre elas, consultorias e conteúdos que tratam de planejamento e gestão de negócios. O evento contará com a presença do presidente do Sebrae Nacional, Guilherme Afif Domingos, e do presidente do Sebrae-SP, Paulo Skaf.

A taxa de desemprego na região fechou em 16,8% em julho, de acordo com dados divulgados pela Pesquisa Emprego e Desemprego realizada pela Fundação Seade e pelo Dieese. Em janeiro, esse índice era de 15%. A taxa atual representa um contingente de 240 mil desempregados nos municípios.

 “O Grande ABC é o epicentro da onda de demissões que assola o País, principalmente nas grandes empresas do setor automotivo. Pelas características da indústria local, esses trabalhadores são altamente qualificados e podem tranquilamente encontrar uma recolocação no mercado como empreendedores”, afirma Afif Domingos.

 

Encontrou algum erro? Entre em contato

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.