Desempenho é fundamental

Desempenho é fundamental

Portfólio e prazo de garantia de produtos também são prioridades para empresários

O Estado de S.Paulo

31 de julho de 2017 | 06h00

Após cinco anos seguidos de queda nas vendas, o mercado de computadores começa a reagir no Brasil. E os notebooks vêm dando uma grande colaboração: de 1,1 milhão de máquinas vendidas entre janeiro e março deste ano, 5% a mais que no mesmo período de 2016, cerca de 701 mil foram notebooks. Os números são de uma pesquisa divulgada pela consultoria IDC. O estudo ainda prevê um total de 2,9 milhões de notebooks vendidos até o fim de 2017 e, de acordo com a pesquisa Escolha PME, as pequenas e as médias empresas já têm suas marcas favoritas: Dell, Samsung e HP lideram o ranking de satisfação.

Os atributos relacionados aos produtos ainda são os que mais pesam, para 69% dos entrevistados nesta categoria. Desempenho, portfólio e prazo de garantia estão no topo das prioridades. Características relacionadas ao atendimento, como agilidade e qualidade do suporte técnico, contam para 36%.

Pequena empresa é estratégica para Dell

Líder do ranking de satisfação, a Dell credita o sucesso a uma estratégia muito bem definida. Segundo Diego Puerta, vice-presidente para Consumidor Final e Pequenas Empresas, “as pequenas e médias empresas sempre foram um importante pilar na estratégia de crescimento da Dell no Brasil e no mundo”. Isso significa, segundo Diego, um portfólio completo de equipamentos, soluções, serviços, condições financeiras e canais de atendimento específicos para atender a esse perfil de companhia. 

Como exemplo, ele cita o ProSupport Plus, serviço de suporte proativo para pequenas e médias empresas que permite antecipar possíveis problemas de hardware e software e corrigi-los antes que eles ocorram, além de um canal de atendimento próprio com consultores especializados.

Líder do mercado de notebooks desde o início de 2015, a Dell sabe que manter os clientes satisfeitos é fundamental. “Estamos o tempo todo ouvindo os clientes. O grande desafio está em entender as demandas individuais e transformá-las em soluções sob medida.”

Samsung investe em portfólio 

Mesmo sem produtos desenvolvidos especificamente para o público PME, a Samsung aparece na segunda colocação desta categoria entre as empresas com clientes mais satisfeitos. Para Luciano Beraldo, gerente sênior da área de notebooks, isso ocorre porque ainda assim os equipamentos da marca “oferecem muitas vantagens para o segmento”. 

“Temos uma série de recursos bastante atraentes para as empresas. Podemos citar, por exemplo, as soluções avançadas de segurança, como o TouchPad Logon, que permite desbloquear o notebook desenhando a senha no TouchPad, o recurso de proteção de privacidade, que escurece a tela ou a deixa semitransparente e protege os dados de olhares curiosos, e o chip de segurança TPM 2.0, que permite a implementação de soluções de criptografia”, diz Beraldo. 

Apesar da forte concorrência, o gerente acredita que ainda há espaço para conquistar clientes e crescer no mercado. “O segmento PME é um dos principais pilares da economia brasileira. O empresário busca soluções que otimizem seu negócio e atraiam o consumidor, e a Samsung tem trazido, cada vez mais, sua expertise para este setor.”

Encontrou algum erro? Entre em contato

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.