
30 de julho de 2018 | 23h15
O setor de seguro de automóveis continua a ter os mais altos índices de satisfação da pesquisa Escolha PME. Neste ano, a Porto Seguro ficou na liderança (91 pontos), seguida pela Tokio Marine (88), que aparece pela primeira vez entre as três melhores da categoria, e da SulAmérica (82), que ficou com a primeira posição em 2017. “O principal mote do nosso produto é garantir que o negócio não pare. O veículo tem de estar sempre em bom estado, temos de ter agilidade no atendimento e flexibilidade na contratação”, afirma o superintendente da Porto Seguro Auto, Vicente Lapenta.
Entre os aspectos valorizados na escolha de fornecedores, assim como ocorreu em Seguro Patrimonial, produtos e serviços foram mais citados do que o atendimento. O critério subiu de 47% em 2017 para 58% nesta edição. Mas o atendimento também continua sendo apontado como um fator importante, mencionado por 45% das PMEs consultadas.
A Porto Seguro melhorou seu índice, de 87 pontos em 2017 para os 91 neste ano, e assumiu a liderança da categoria. “Temos uma rede forte de atendimento para socorro, pane e sinistro, e também para atendimento comercial. Ainda contamos com uma ampla rede de distribuição”, afirma o superintendente da Porto Seguro Auto, Vicente Lapenta.
A categoria tem uma novidade entre as três melhores: a Tokio Marine, na segunda posição, com 88 pontos. A companhia aposta em serviços específicos para atender às demandas de pequenos e médios empresários. “Um dos grandes projetos está na internalização do serviço de assistência 24 horas. Estamos contratando cerca de 250 colaboradores para atender nossos clientes. Remodelamos todo o sistema para frotas de três a 20 veículos, justamente o público PME”, conta o diretor executivo de Produtos Massificados da companhia, Marcelo Goldman.
“Investimos muito na satisfação do cliente, prestando um serviço muito ágil e de ótima qualidade. Esse fato é comprovado pelas pesquisas que realizamos diariamente, por exemplo, quando acontece um sinistro ou assistência 24 horas”, diz Goldman.
Como objeto de desejo, a Porto Seguro se manteve no topo, com mais citações: de 18% em 2017 para 22% neste ano.
A Bradesco Seguros ficou de novo em segundo lugar como objeto de desejo, com 18%, mas não está entre as primeiras em satisfação (em 2017, ocupava o terceiro lugar, com 74 pontos). A empresa acredita que o momento é propício para se aproximar ainda mais de pequenas e médias empresas e informa que as PMEs vêm recebendo atenção especial do Grupo Bradesco Seguros em todas as modalidades, com produtos feitos para atender as necessidades de cada segmento.
Vice-presidente comercial da SulAmérica, André Lauzana ressalta a importância de acompanhar de perto a experiência do cliente. “Procuramos compreender a jornada dele. Tecnologia, capacidade de força de venda e ampliação da oferta de serviços é o que buscamos de forma incessante”, diz o executivo. “A agilidade na contratação do seguro é importante e já ganha tempo.” A SulAmérica ficou na terceira colocação nesta edição da Escolha PME, com 82 pontos.
Encontrou algum erro? Entre em contato
Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.