Descubra em cinco minutos como se tornar mais saudável

Ouça três boletins da Rádio PME que podem ajudar o empreendedor a ficar bem

daniel fernandes, estadão pme,

11 de outubro de 2011 | 12h25

A rotina atribulada de um empresário exige atenção. Por isso, é importante manter o equilíbrio do corpo e da mente. E é o próprio empreendedor quem tem mais a ganhar com isso. Com o físico e a cabeça ‘em dia’, o dono da empresa pode pensar melhor o seu negócio e, dessa maneira, até ampliar o faturamento.

De acordo com Alexandrina Meleiros, psiquiatra do Hospital das Clínicas, ter um hobby é fundamental para quebrar a rotina estressante a que submete-se quem comanda uma empresa. E o empresário precisa encontrar tempo, afinal, segundo a especialista: “Quem é muito atarefado terá de achar tempo (depois) para cuidar de doenças que poderiam ser evitadas”.

A empresária Gisele Friso, proprietária da consultoria jurídica G. Friso, incluiu um passatempo na sua disputada agenda. "Faço caixas com uma técnica de cartonagem uma vez por semana. Nunca cheguei a ter um insight fantástico enquanto faço as minhas caixas, mas sempre que as termino fico mais articulada e consigo resolver problemas que pareciam não ter solução."

::: Siga o Estadão PME nas redes sociais :::

:: Twitter ::

:: Facebook ::

Além do hobby, é importante praticar exercícios. E não é preciso sequer abrir muito espaço na agenda. Especialistas recomendam que dedicar-se a um exercício durante uma hora e meia por semana é o suficiente para se ter uma vida mais saudável.

A escolha da atividade física fica por conta do empreendedor. Pode ser musculação, uma corrida ou então natação. No primeiro caso, a ênfase é no desenvolvimento muscular, por isso, seria interessante complementar a musculação com um exercício aeróbico. Vale lembrar ainda que a natação promove o mesmo gasto calórico da corrida, mas com baixo impacto. Se a pessoa tem alguma limitação articular, este é o esporte a ser praticado.

Alimentação

Além de praticar um hobby e uma atividade física, o empreendedor não pode descuidar da alimentação. Pensando nisso, há uma série de comidas e bebidas que combatem o estresse naturalmente e que podem ser incorporados à rotina do empresário. O suco de uva, por exemplo, contém compostos fenólicos e concentrações consideráveis de vitamina C. Essas substâncias são capazes de neutralizar parte dos radicais livres produzidos em excesso em situações de estresse intenso.

Nos boletins de rádio abaixo, você descobre como manter-se mais saudável em apenas cinco minutos. Aproveite!

Encontrou algum erro? Entre em contato

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.