Espaço será inaugurado nesta quinta-feira, 7
Espaço será inaugurado nesta quinta-feira, 7

De indústria à marca de consumo, todo mundo quer se aproximar dos empreendedores

Última iniciativa na área vem de uma marca de uísque escocês que dá nome a um espaço para troca de ideias sobre negócios sociais

Gisele Tamamar, Estadão PME,

07 de maio de 2015 | 07h31

De indústrias às marcas de consumo. Todo mundo quer se aproximar dos empreendedores. Um exemplo mais recente é a marca de uísque Chivas Regal, que inaugura nesta quinta-feira, 7, um espaço temporário para troca de ideias em torno do empreendedorismo social. A ideia é que o espaço seja além de um bar da marca e funcione como um reduto para a discussão e apoio ao tema.

::: Saiba tudo sobre :::

Mercado de franquias

O futuro das startups

Grandes empresários

Minha história

O gerente das marcas Brown Spirits da Pernod Ricard Brasil, Rafael Souza, explica que essa não é uma iniciativa isolada e faz parte das ações globais da marca, que há um ano e meio busca um rejuvenescimento. "O grande desafio é como rejuvenescer a marca falando dos valores (nobreza, sucesso e cavalheirismo), de uma maneira contemporânea, que fale com o jovem", diz Souza.

E o que foi constatado é que além de ter sucesso, existe uma preocupação maior em empreender do jeito certo, de um modelo de negócio que envolva a comunidade e parcerias. É aí que entra o empreendedorismo social. "A marca avaliou que era o território perfeito para um rejuvenescimento ligado aos valores clássicos da marca", conta Souza.

Mais do que um discurso publicitário, a marca planejou ações para se aproximar desse público. No Brasil, a empresa espalhou binoculares pela cidade de São Paulo onde são exibidos cinco casos de empreendedores sociais como forma de aproximar e inspirar as pessoas. Agora, a nova ação envolve o espaço Chivas Spirit - Vença do Jeito Certo, que abrirá durante o mês de maio entre quinta e sábado, cada dia com um convidado diferente para discussões.

Nesta quinta-feira, por exemplo, o espaço terá a presença de Gus Diament, do Spotify. (Confira a programação abaixo). O espaço ainda terá uma loja de "produtos do bem", exposição de arte e shows.

Estratégia. Desde 2013 existe o Red Bull Studio SP, um espaço para experimentação voltado à inovação e produção musical para artistas. Nesta semana, o Estadão PME noticiou que grandes empresas estão buscando uma aproximação com startups em busca de inovação, com destaque para o Braskem Labs, programa da Braskem. Empresas como Natura, Bradesco e Telefonica tiveram ações parecidas. E agora, a marca Chivas Regal inaugura um espaço para promover discussões relacionadas ao empreendedorismo social.

De acordo com o professor de inovação da pós-graduação da ESPM, Marcelo Pimenta (@menta90), as empresas estão criando e apoiando projetos para se aproximar dos empreendedores porque viram que essa é uma das melhores formas de realizar inovação aberta. "O processo de criação de novos produtos e serviços passa a ser colaborativo, com ideias que vem de usuários, parceiros, artistas, inventores", afirma.

Segundo o professor, as empresas estão descobrindo que dessa maneira é mais eficiente, é mais barato e é mais rápido desenvolver serviços e produtos que realmente atendam e superem as expectativas de um consumidor cada vez mais exigente. "Além de que hoje aproximar-se das startups é algo 'hype' que agrega características de modernidade, atualidade e vanguarda às marcas", completa. 

Serviço

Chivas Spirit - Vença do Jeito Certo

Endereço: Terraço do Shopping JK Iguatemi – em frente ao Cinépolis - Avenida Presidente Juscelino Kubitschek, 2041 - Itaim Bibi, São Paulo

Funcionamento: quinta a sábado

Entrada gratuita - inscrições limitadas em http://www.chivalryclub.com.br/ ou enviar um email para chivasregalbrasil@pernod-ricard.com com a data que quer participar

:: Programação ::

07/05 - Gus Diament (Spotify) - negócios globais disruptivos. Show de Cida Moreira

08/05 - José Papo (Google) - Quer abrir um negócio?  Show Renato Goda

09/05 - Ricardo Lombardi (Desculpe a poeira) - lifehacking. DJ Marina Diniz

14/05 - Henrique Dubugras (Pagar.me) - Nunca é cedo demais para empreender. show de Hélio Flanders

15/05 - Wolf Menke (House of Work) Economia Colaborativa

16/05 - Edu Seidenthal (Rede Ubuntu) - O que é propósito?

21/05 - Felipe Morozini - Design

22/05 - Lu Hashiba (Natura) - Inovação em grandes empresas

23/05 - Guilherme Valadares - como viver de produzir conteúdo

28/05 - Thais Scabio (Cavalo Marinho) - como é inovar e empreender na favela

29/05 - Marcia Ganem - Moda para que e para quem?

30/05 - Priscila Sabara (FoodPass) - gastronomia Reloaded

 

Encontrou algum erro? Entre em contato

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.