Os problemas relatados por consumidores em edições passadas do Black Friday, evento organizado pelo varejo no mês de novembro, fez com que a Câmara Brasileira de Comércio Online (camara-e.net) criasse um programa de capacitação para pequenas e médias empresas com o objetivo de reduzir as reclamações no evento deste ano e aumentar a credibilidade das promoções feitas na internet por empresas com este perfil.
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O programa consiste em três workshops gratuitos que abordarão temas como planejamento, logística, meios de pagamento e aspectos legais no e-commerce. As empresas que participarem das aulas oferecidas pela câmara receberão um selo que, simbolicamente, representa que atendem aos requisitos básicos da legislação e do Código de Ética.
A entidade, que tem como associados Mercado Livre, CNova, B2W e Google, criou o programa em 2013, quando 123 PME participaram. Na edição passada, em 2014, o número foi para cerca de 500 que conseguiram obter o selo. No ano passado, 36% das empresas que se inscreveram não conseguiram o selo por não atenderem aos requisitos.
O primeiro workshop acontece no dia 17 de junho. O segundo, em 12 de agosto e, o terceiro, em 24 de setembro. Os workshops terão transmissão online e as vagas presenciais são limitadas a 60 pessoas.
Workshop Black Friday Legal 2015 Auditório do Colégio Notarial do Brasil Rua Bela Cintra, 746, 10º andar, São Paulo/SP 17 de junho, das 9h às 12h www.camara-e.net/blackfriday