Eliza Grinnell/SEAS Communications
Eliza Grinnell/SEAS Communications

Cupins inspiram cientistas e engenheiros a criarem os robôs que são construtores

Tecnologia poderia ser utilizada para fazer trabalhos de alto risco para humanos, por exemplo

Estadão PME,

18 de fevereiro de 2014 | 06h21

O comportamento dos cupins das planícies da Namíbia, que constroem montes de terra de 8 metros de altura, serviu de inspiração para uma equipe de cientistas e engenheiros de Harvard criar um grupo autônomo de construção robótica. Com a tecnologia desenvolvida, os robôs podem construir estruturas sem a necessidade de comando central ou papéis prescritos.

::: Siga o Estadão PME nas redes sociais :::

:: Twitter ::

:: Facebook ::

:: Google + ::

Os robôs podem construir torres, castelos e pirâmides de tijolo de espuma. De acordo com o site Fast Company, os robôs poderiam ser utilizados um dia para construir estruturas onde o risco é muito alto para os serem humanos. A equipe de Harvard já começou a trabalhar uma forma de como os robôs podem construir diques de sacos de areia.

Ao site phys.org, Radhika Nagpal, principal pesquisadora envolvida no trabalho, disse que a inspiração chave que a equipe tirou dos cupins é a ideia de que você pode fazer algo realmente complicado como um grupo, sem um supervisor, e em segundo lugar, que você pode fazê-lo sem que todos discutam explicitamente o que está acontecendo, mas apenas modificando o meio ambiente.

:: Confira um vídeo sobre o projeto ::

 

Tudo o que sabemos sobre:
robôsHarvardcupinsEstadão PME

Encontrou algum erro? Entre em contato

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.