Roberto Bennati
Roberto Bennati

Criar negócios fora da caixa e lucrativos é tema de papo no Telegram

Cofundador da cervejaria Wäls, do kombucha Khäppy e de marca de 'glamping' vai responder dúvidas de leitores sobre liderança, motivação e empreendedorismo na próxima terça, 22; envie sua pergunta

Juliana Pio, O Estado de S.Paulo

15 de fevereiro de 2022 | 17h23

Está aberta a nova temporada de bate-papos gratuitos promovidos pelo Estadão Carreira e Empreendedorismo no Telegram. O primeiro encontro do ano está marcado para a próxima terça-feira, 22, às 16h, e contará com a participação de José Felipe Carneiro, destaque no mercado de bebidas, como cofundador da cervejaria Wäls, do centro de inovação ZX Ventures, e das marcas de kombucha Khäppy e Lowka.

“Sempre falo que não existe um momento bom ou ruim para empreender. Quem faz o momento é o empreendedor com a criatividade dele, porque sempre haverá oportunidade para crescimento no mercado. Não à toa as empresas estão constantemente se renovando”, afirma o empresário. “Mas é preciso coragem, porque é preciso arriscar 100% das vezes”, complementa. 

Na conversa, que ocorrerá no grupo exclusivo e gratuito da editoria do Estadão, o executivo irá responder dúvidas dos leitores sobre carreira, liderança, motivação e empreendedorismo. Para participar é só entrar para o grupo de discussão no Telegram digitando @gruposuacarreira na busca do aplicativo ou clicando neste link. Por lá, você pode enviar suas perguntas para o bate-papo até as 16h de segunda-feira, 21. As perguntas serão respondidas por José Felipe em tempo real, por mensagem de áudio.

Nascido em São Paulo, ele cresceu em Belo Horizonte, onde desenvolveu suas habilidades inspirado pelo trabalho dos pais e do avô, que sempre atuaram como empreendedores. Aos 29 anos, tornou-se sócio da Ambev, por meio da compra da cervejaria Wäls e, ao lado do irmão, Thiago Carneiro, fundou a ZX Ventures, braço de inovação da AB Inbev, com atuação em cerca de 30 países.

Em 2015, o mentor e palestrante lançou, também ao lado de Thiago, a cervejaria Novo Brazil, nos Estados Unidos. Pouco tempo depois, estreou no setor de kombuchas por meio da Khäppy e da Lowka (versão alcoólica). Paralelamente, mantém negócio de agroturismo, inspirado no glamping,  espécie de camping com glamour, no sul de Minas Gerais, mesmo local onde iniciou recentemente plantação de lúpulo. 

“Costumo dizer que é mais importante construir algo grandioso do que necessariamente grande”, ressalta o empresário, que conquistou o prêmio de "Melhor Cerveja do Mundo" com a Cerveja Wäls Dubbel em 2014. Além de gestor e líder de grandes equipes, José Felipe presta serviços de mentoria e é apoiador do Crie o Impossível, evento de impacto inspiracional voltado a alunos do Ensino Médio da rede pública.

“Sobreviver no mundo dos negócios é estar preparado para mudanças repentinas, seja na legislação, no mercado, nas frentes de concorrência do objetivo do negócio e principalmente estar preparado para acordar no dia seguinte ainda mais forte e com vontade de vencer”, salienta José Felipe. 

Bate-papos no Telegram do 'Estadão'

O Estadão Carreira e Empreendedorismo já promoveu outros 12 encontros em 2021 dentro do @gruposuacarreira no Telegram. Confira abaixo: 

  1. 'Liderança é mais sobre comportamento do que um cargo', diz Lisiane Lemos
  2. Como impulsionar seu negócio nas redes? Leo Bonoli, head de Marketing do Facebook dá dicas
  3. Saúde mental e inteligência emocional, com o psquiatra Eduardo Tancredi, do eCare Group
  4. Estágio e primeiro emprego, com Tiago Mavichian, CEO da Companhia de Estágios
  5. Autoconhecimento na vida profissional, com Leandro Karnal
  6. Como usar o LinkedIn, com a editora de conteúdo da plataforma Claudia Gasparini
  7. Empreendedorismo feminino e carreira, com a empresária Camila Farani
  8. Diversidade e inclusão nas empresas, com a influencer e especialista em D&I Bielo Pereira
  9. Produtividade sustentável e saúde mental, com a jornalista Izabella Camargo
  10. Negócios e empreendedorismo, com Caito Maia, fundador da Chilli Beans e apresentador do Shark Tank Brasil
  11. Longevidade no mercado de trabalho, com o fundador e CEO da Maturi Mórris Litvak
  12. Recolocação no mercado de trabalho, com a headhunter Carolina Martins

Quer debater assuntos de Carreira e Empreendedorismo? Entre para o nosso grupo no Telegram pelo link ou digite @gruposuacarreira na barra de pesquisa do aplicativo. 

Encontrou algum erro? Entre em contato

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.