Deivison Pedroza venceu a categoria Minha História de Sucesso
Deivison Pedroza venceu a categoria Minha História de Sucesso

Criador de consultoria ambiental recebe o prêmio na categoria Minha História de Sucesso

Empreendedor soube aproveitar as oportunidades que surgiram, mas engana-se quem acha que foi fácil

Bruno de Oliveira, especial para O Estado,

05 de agosto de 2015 | 07h03

Estar no lugar certo, na hora certa. Trata-se de um termo repetido várias vezes dentro do universo empreendedor, mas ainda assim, é a melhor frase para definir situações que marcaram a ascensão de negócios de sucesso. No caso de Deivison Pedroza, fundador da Verde Ghaia, ser um dos primeiros profissionais do País a se especializar em consultoria ambiental, nos anos 1990, garantiu a empresa protagonismo em um segmento com muitas oportunidades.

::: Saiba tudo sobre :::

Mercado de franquias

O futuro das startups

Grandes empresários

Minha história

Pedroza conta que estar bem situado e ter aproveitado as portas que se abriram no mercado não foi obra do destino. Para ele, a trajetória trilhada antes de abrir a Verde Ghaia foi fundamental para que ela nascesse sólida tempos depois. “O que eu fiz depois de vender picolés, jornais, entre outras coisas, foi ter aceitado desafios, ter me arriscado nos momentos certos. Isso me permitiu entrar em um mundo novo à época e formou-se uma espécie de embrião da nossa empresa”, disse Pedroza. 

Os desafios citados pelo empreendedor apareceram em uma oportunidade de trabalho na área operacional da montadora Fiat, localizada no município de Betim, em Minas Gerais. Depois de alguns anos atuando como funileiro, veio o convite para integrar a equipe, recém-criada na filial brasileira da montadora, responsável por implantar normas ambientais na produção. Tempos mais tarde, Pedroza utilizou-se dessa experiência para montar sua própria consultoria na área.

“Naquela época, falava-se pouco em normas ambientais, era tudo muito novo, não havia nem onde se capacitar. Entretanto, como a maioria das multinacionais que atuam no Brasil passaram a adotar o modelo europeu dessas normas e exigir da cadeia de fornecedores o mesmo, houve demanda muito grande por pessoas que tivessem experiência em processos de normatização. Ter trabalhado na indústria me ajudou a ter esse perfil”, explica Pedroza.

Em 16 anos de atuação neste ramo, a Verde Ghaia praticamente explorou a demanda sozinha. Enquanto as multinacionais criavam departamentos internos para cuidar desta questão, as fornecedoras não tinham estrutura para isso, e notaram na empresa criada por Pedroza a viabilidade de um serviço necessário. Atualmente, o empreendimento idealizado pelo vencedor da categoria Minha História de Sucesso conta com 2,5 mil clientes em todo o Brasil e mais cinco no exterior.

:: Leia também ::

Curitibana Beenoculus aposta na realidade aumentada

Uma inovação não precisa ser apenas na área tecnológica

Aplicativo tira o cliente da espera telefônica

Sistema de reciclagem ganha corpo na construção

Ambição sadia deve ser busca incansável

A Salad Creations, rede de lojas especializadas no comércio de saladas, foi uma das finalistas na categoria durante a 4ª edição do Prêmio Estadão PME. O empreendimento, que começou com a abertura de uma loja por quatro jovens sócios, em 2007, planeja faturamento 50% maior para 2015 frente ao registrado pelo negócio em 2014. “Nossa entrada no mercado representou uma abertura para o consumo de alimentos saudáveis e isso fez com que a concorrência começasse a rever seus produtos e processos para atender os novos hábitos do público”, disse Victor Giansante, sócio do negócio.

Pesquisa. Outro empreendimento finalista na categoria foi a Opinion Box – trata-se de uma plataforma de pesquisa de mercado que já conta com 150 mil consumidores cadastrados. A proposta é uma alternativa para as empresas que precisam realizar este tipo de estudo para o desenvolvimento de seus negócios, mas que não podem arcar com os preços, muitas vezes caros demais, praticados atualmente no mercado. “Muitas deixam de fazer pesquisas porque são caras, demoradas e demandam muita mão de obra. Resolvemos os três pontos com uma solução barata”, defendeu Felipe Schepers, sócio do negócio.

:: Finalistas ::

Verde Ghaia: Após experiência em montadora de automóveis, empreendedor decidiu aplicá-la em consultoria ambiental própria, serviço novo no País nos anos 1990.

Salad Creations: Quase oito anos após sua entrada no mercado, empresa de alimentos saudáveis planeja faturamento para este ano 50% maior do que o registrado em 2014.

Opinion Box: Plataforma de pesquisa de mercado online cresce ano a ano em segmento onde estudos são considerados caros e inviáveis a empresas pequenas.Quase oito anos após sua entrada no mercado, empresa de alimentos saudáveis planeja faturamento para este ano 50% maior do que o registrado em 2014.

Tudo o que sabemos sobre:
Prêmio Estadão PME

Encontrou algum erro? Entre em contato

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.