Felipe Rau/Estadão
Felipe Rau/Estadão

Crescimento por franquias exige cautela e preparo

Recomendação é para empresário se planejar para investir na expansão e verificar se realmente vale a pena

Estadão PME,

23 de julho de 2014 | 06h53

O sucesso de uma empresa desperta o interesse de pessoas dispostas a replicar o mesmo modelo de negócio. E muitas vezes, o assédio para o empresário franquear a marca é grande. O alerta para quem ficou tentado a crescer por franquias é que nem sempre o modelo traz vantagens e lucro.

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A recomendação dos especialistas é se planejar para investir na expansão e verificar se realmente vale a pena. Caso contrário, ao invés de trazer rentabilidade, a franquia trará dor de cabeça. “É importante fazer um estudo de franqueabilidade, ou seja, ver se existe margem suficiente para remunerar o franqueador e o franqueado”, afirma Ricardo Camargo, diretor-executivo da Associação Brasileira de Franchising (ABF).

De acordo com o consultor Marcus Rizzo, a questão é se o empresário está preparado para transferir o negócio para terceiros com sucesso. “Uma coisa é ter uma unidade. Outra coisa é se preparar para franquia e ter processos que possam ser repetidos e aplicados em lugares diferentes e manter o mesmo conceito operacional”, diz.

A recomendação de Camargo é para o empresário ter entre quatro e cinco unidades em operação para testar e gerar recursos para fazer o investimento de franquear a marca. Só em 2013, o setor ganhou 277 novas franquias e fechou o ano com 2.703 redes, um número 11,4% maior em relação ao ano anterior, quando existiam 2.426.

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O empresário Sidney Rabinovitch enxergou no modelo de franquias um caminho para crescer com a FOM, empresa que fabrica almofadas e pufes dentro de um conceito de conforto e bem-estar. A marca nasceu informalmente em 2002 com a criação do primeiro pufe vendido na rede Tok&Stok. O primeiro quiosque da marca foi aberto quatro anos depois. Hoje, são 57 unidades em operação, sendo 27 franquias.

"Eu tinha tanto ciúme da marca que achava que ninguém ia conseguir tocar a marca igual a gente tocava. Era uma ideia errada. Descobri franqueados fantásticos. Como não tenho sócio e nem banco em cima de mim, não tenho obrigação de ficar dobrando de tamanho. Posso me dar ao luxo de esperar as pessoas certas”, conta Rabinovitch. A rede, com sede em São Paulo, faturou R$ 30 milhões no ano passado e projeta crescer entre 20% e 25% este ano.

Já Ana Carolina Urquiza, sócia da pâtisserie Le Jardim Secret, que desenvolve doces com flores, não enxerga a expansão do negócio por meio de franquias. Todos os meses ela recebe e-mails de pessoas interessadas em investir em uma unidade. “Não conseguiria fazer uma produção, congelar e mandar para os meus franqueados. Cada um teria que ter uma cozinha e receber treinamento para fazer nossas receitas, que são feitas na hora. Tudo é fresco. Ainda estamos nos consolidando no mercado que queremos, mais de eventos. Não sei como isso se encaixa no modelo de franquia”, pontua Ana. 

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Sinal Verde

Expansão do negócio com capital de terceiros. Evita financiamentos e o risco dos juros altos.

Franqueados investem capital próprio na loja e estarão mais motivados e envolvidos que os gerentes.

Sinal vermelho

Crescer está diretamente relacionado a habilidade de atrair franqueados com perfil e com capital.

A franquia deve ser lançada quando a viabilidade do negócio for comprovada por meio de lojas piloto.

 

 

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