José Luis da Conceição/AE
José Luis da Conceição/AE

Cresce o número de pedidos de falências de pequenas empresas

Dos 131 registros de negócios fechados, 86 referem-se às pequenas e microempresas

Estadão PME,

07 de novembro de 2011 | 11h57

 O mês de outubro não foi animador para as pequenas empresas do País. Dos 131 pedidos de falências registrados no período, 86 referem-se às pequenas empresas e micro empresas, 28 às médias e 17 aos grandes empreendimentos, segundo dados do Indicador Serasa Experian de Falências e Recuperações. Com este resultado, houve crescimento de 21,3% em relação aos 108 pedidos de falências registrados em setembro deste ano.

Apesar da alta mensal, na comparação anual, houve recuo de 24,3% nos pedidos de falências em outubro de 2011– foram 173 pedidos de falências em outubro de 2010. Em relação aos pedidos de recuperações judiciais, ocorreram 27 solicitações em outubro, recuando em relação aos 34 pedidos verificados em setembro.

::: Siga o Estadão PME nas redes sociais :::

:: Twitter ::

:: Facebook ::

Para os economistas da Serasa Experian, a alta mensal dos pedidos de falências em outubro pode ser reflexo do atual cenário de maior desaquecimento da economia. Entretanto, como já se iniciou um novo ciclo de redução dos juros, é pouco provável que presenciemos continuidade de crescimento dos indicadores de insolvência ao longo dos próximos meses.

O recuo nos pedidos de recuperações judiciais em outubro é um sinal de que, apesar das dificuldades financeiras, não se vislumbra um quadro de expansão da insolvência das empresas brasileiras no médio prazo.

Tudo o que sabemos sobre:
EmpresasFalências

Encontrou algum erro? Entre em contato

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.