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Cresce a inadimplência no comércio: descubra como evitar problemas

Empreendedor deve manter um cadastro de clientes para tentar evitar prejuízos no caixa

Foto do author Célia Froufe
Por Célia Froufe (Broadcast) e agência estado
Atualização:

A inadimplência no comércio varejista subiu em agosto tanto na comparação com julho (5,14%) quanto na comparação com o mesmo mês de 2010 (6,37%). O crescimento do calote no mês passado mostra a continuidade de uma tendência verificada deste o início do ano, já que, em 2011 até agosto, o volume de calotes no setor ficou 5,14% maior do que nos oito primeiros meses de 2010.

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Segundo dados divulgados hoje pela Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL), obtidos por meio das consultas realizadas no Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil), pode-se atribuir o resultado ao comprometimento de parte do orçamento das famílias. De acordo com as entidades, muitas ainda têm parcelas de presentes para o Dia das Mães e dos Namorados a serem pagas.

"Algumas famílias excedem nos gastos e acabam tendo dificuldades de honrarem seus compromissos", pontuou a CNDL. A confederação também citou o fenômeno das férias como um item a mais de comprometimento da renda da família. "Há gastos realizados na euforia do mês de julho e que não foram planejados, não cabendo assim no orçamento das famílias."::: Siga o Estadão PME nas redes sociais ::::: Twitter :::: Facebook ::

Na avaliação do ano, o ciclo de aperto monetário verificado ao longo do primeiro semestre também exerceu pressão negativa no custo de crédito. Além disso, a falta de critérios para o uso de financiamento acaba elevando os índices de inadimplência.PrecauçãoO empreendedor que sente no cotidiano este problema observado pelos números da pesquisa da Confederação Nacional dos Lojistas pode se precaver e evitar o pior. Estar preparado para o problema, aliás, é a principal dica da Serasa Experian. De acordo com a entidade, o pequeno e médio empresário deve possuir um cadastro de clientes com nome, CPF e comprovante de endereço.Além disso, antes de protestar o nome do inadimplente, o empreendedor deve tentar um contato com o cliente para tentar renegociar formas de pagamento para a dívida.:::LEIA MAIS:::::Indústria e agropecuária puxam desaceleração do PIB::::IBGE: exportações aumentam 2,3% no 2º trimestre::::Economia do País cresce 0,8% no 2º trimestre, diz IBGE::

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