18 de maio de 2013 | 07h55
Grandes empresas, normalmente, podem ser consideradas mais estruturadas do que os pequenos e médios empreendimentos. Por isso mesmo, as ações, decisões, enfim, as estratégias adotadas pelas grandes companhias todos os dias podem servir de aprendizado para empreendedores.
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Se o pequeno negócio não tem recursos financeiros para seguir pelo mesmo caminho, pode pelo menos se inspirar a fazer algo semelhante - ou entender de que maneira uma ação é importante para fidelizar a marca, gerar adesão do consumidor, ganhar espaço no mercado...a lista é extensa.
Preocupação com funcionários
Ter atenção com a equipe de trabalho é hoje uma das principais tarefas de qualquer organização, não importa o tamanho. O exemplo da Dicico, uma gigante do comércio de materiais de construção, serve para qualquer empreendedor. A empresa lançou uma campanha que pretende fazer com que, juntos, os funcionários percam uma tonelada de peso.
A importância das redes sociais
Ninguém dúvida mais do alcance e importância das redes sociais na estratégia de desenvolvimento da marca de uma companhia. E quando você consegue aliar tecnologia com o Facebook? Fica melhor ou pior? Veja a ação da cervejaria norte-amercana Budweiser que criou um copo que conecta pessoas ao Facebook.
Produtos não são só produtos
E o que fazer com a embalagem do produto após ele ser consumido. É possível que o lixo reforce a marca da empresa junto ao seu público-alvo? A ação da Danone mostra que sim.
Preocupação com o cliente
Uma empresa aérea precisa necessariamente preocupar-se com seus passageiros quando eles deixam os aviões da companhia? Ação feita pela Delta Airlines mostra que essa preocupação pode fazer toda a diferença - a empresa criou uma cabine que promete acabar com o incomodo jet lag.
Na hora de contratar...faça marketing
A marca de cervejas Heineken mostrou que é possível fazer marketing, basicamente, com qualquer coisa que envolva o dia a dia da companhia. Por isso, a empresa fez uma seleção de estagiários completamente diferente, em que os entrevistadores simulam até desmaios.
E a saúde do seu cliente?
Para qualquer empreendimento ligado ao ramo da alimentação preocupar-se com a saúde do consumidor passou a ser vital para manter imaculada a marca da companhia. Ainda mais se você vende fast food, alimentos considerados por médicos como prejudiciais para quem preza pela saúde. Pensando nisso, descubra o que a rede McDonald´s fez.
Roupas não são apenas roupas
No futuro, estimam os especialistas em tendências, as roupas serão inteligentes e terão diversas funções. Uma marca de jeans mundial sabe disso e, dessa forma, investiu em pesquisa e desenvolvimento para criar algo completamente diferente.
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