29 de agosto de 2019 | 20h12
Com milhões de usuários ativos por mês, as redes sociais são usadas por empresas de todos os tamanhos para divulgar seus produtos e serviços. De acordo com a Facebook Inc., existem hoje no mundo mais de 90 milhões de empresas com página no Facebook e 25 milhões estão no Instagram. Já o WhatsApp conta com mais de 5 milhões de marcas ativas na rede, globalmente. Não por acaso, foram essas as redes sociais mais bem avaliadas na pesquisa deste ano.\
Confira o especial multimídia com os vencedores do Escolha PME 2019
O índice de satisfação dessas fornecedoras, no entanto, vem caindo há dois anos. Com 84 pontos no ano passado, o líder WhatsApp teve queda de 14% no índice e obteve 72 pontos em 2019. Já o Instagram caiu 20% e se manteve na segunda posição, com 61 pontos. Empatado em terceiro lugar com o Youtube, o Facebook alcançou 57 pontos – 11 a menos que em 2018. Uma das explicações é o custo dos anúncios, que vem aumentando para se ter os mesmos resultados de anos atrás.
Administradas pela mesma empresa, as redes sociais Instagram, WhatsApp e Facebook investem em ferramentas com funcionalidades distintas para o setor de PMEs. As três seguem também na liderança em objeto de desejo, com 33, 29 e 26 pontos, respectivamente.
No caso do Instagram, segundo a Facebook Inc., uma pesquisa patrocinada pela empresa no ano passado constatou que 73% dos usuários recorrem ao aplicativo por permitir maior conexão com as marcas. “Com isso em mente, temos introduzido ferramentas que facilitam essa interação, como anúncios, perfis de negócios e compras pelo aplicativo”, explicou, em nota, a empresa de Mark Zuckerberg.
Um dos destaques, na avaliação da companhia, são os stories, imagens ou mensagens que aparecem por apenas 24 horas e que estão sendo bastante usadas pelos empresários. “Um dado interessante é que um em cada três stories (das páginas corporativas) resulta em uma mensagem direta dos usuários”, informou a empresa, em nota.
Já o WhatsApp, que só no Brasil tem 120 milhões de usuários, desenvolveu no ano passado um aplicativo próprio para pequenos e médios empresários. “Com o WhatsApp Business, as PMEs podem compartilhar detalhes sobre os negócios, conectar-se com mais eficiência com os clientes e organizar melhor o atendimento, com ferramentas como etiquetas, respostas automáticas e estatísticas de visualização e tempo de resposta”, disse a Facebook Inc., em nota.
A empresa reforça a mensagem da democratização da publicidade. “Com um investimento a partir de R$ 1 por dia, negócios locais conseguem se conectar com seus consumidores, algo que, no passado, era restrito às grandes empresas.”
Na edição de 2019 do Escolha PME, o YouTube aparece pela primeira vez entre as melhores redes sociais para empreendedores, empatado em terceiro lugar com o Facebook. “Os anúncios de seis segundos nasceram para ajudar marcas a alcançar mais espectadores em dispositivos móveis. Descobrimos que eles superam expectativas quando se trata de eficácia”, afirma Cauã Taborda, gerente de Comunicação do YouTube para a América Latina.
Encontrou algum erro? Entre em contato
Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.