Consultoria Sebrae-SP: como tirar uma ideia do papel

Sebrae responde o que fazer antes de começar a botar a mão na massa

28 de janeiro de 2014 | 06h35

 

O

O Estadão PME publica esta semana as respostas da equipe de consultores do Sebrae-SP para leitores que enviaram perguntas sobre empreendedorismo. Esta terça, o tema das duas perguntas selecionadas é: o que fazer para tirar a ideia do papel?

::: Siga o Estadão PME nas redes sociais :::

:: Twitter ::

:: Facebook ::

:: Google + ::

Renato Henrique fabrica perfume fora na Europa, e gostaria de saber quais são os requisitos para trazer importar seu produto para o país. Ele também quer saber o que precisa ser feito para abrir uma franquia.

Já Gilson Donizeti Rosa, que mora no Vale do Paraíba, quer criar um projeto para atender o mercado de luxo. ele está em dúvida entre uma confecção de gravatas personalizadas ou uma sorveteria gourmet.

O Sebrae São Paulo já faz consultorias gratuitamente, seja presencialmente em suas unidades espalhadas pelo estado ou pelo telefone (0800-570-0800). Em 2013, os consultores atenderam 467 mil empresas, além de 210 mil pessoas físicas interessadas em abrir o seu próprio negócio. Para mais informações, entre no site www.sebraesp.com.br

 

---------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

PERGUNTA:  Tenho uma marca própria de perfumes na Europa, e quero trazê-la para o Brasil. Procuro franqueados ou um franqueador master. Gostaria de conhecer saber os requisitos necessários para isso.

Resposta: Antes de qualquer coisa, é preciso conhecera legislação. O importador tem as mesmas obrigações de um fabricante.

Para quem quer entrar no ramo vale frisar que a importação está sujeita à concordância prévia da Agencia Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), órgão que fiscaliza e certifica todas as etapas: importação, produção, armazenagem e distribuição. Os cosméticos, mesmo aprovados no exterior, precisam ser consentidos no Brasil.

Bons parceiros são imprescindíveis. Enquanto o empreendedor solicita a autorização de funcionamento (AFE) junto à ANVISA, o contador providencia o registro na Junta Comercial. O próximo passo é conseguir o Radar, registro junto a Receita Federal. Tendo o documento em mãos já é possível importar. Nessa etapa, um despachante aduaneiro fará o meio de campo entre a importadora, Receita Federal e porto.

Perfumes estão classificados com o código NCM (Nomenclatura comum do Mercosul): 3303.00.10 e sujeitos a tributações: Imposto de Importação, Imposto sobre Produtos Industrializados, PIS, COFINS e ICMS. Faça a conta e veja se o negócio é rentável.

O Sebrae-SP tem curso gratuito a distância que aborda as etapas importantes do processo. Você pode se inscrever pelo site www.sebraesp.com.br

Crédito: Gilberto Campeão, consultor do Sebrae-SP

---------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

PERGUNTA: Meu nome é Gilson Rosa, e sou do Vale do Paraíba. Trabalho no ramo da hospitalidade, mas gostaria de investir em um negócio próprio no segundo semestre.

Quero desenvolver um projeto para atender o mercado de luxo. Estou estou em dúvida entre uma confecções de gravatas personalizadas ou uma fábrica de sorvetes gourmet. Como fazemos pesquisas de mercado, plano de negócio, avaliar investimento e retorno financeiro? O que mais preciso saber?

Resposta: A pergunta é muito interessante e revela que o leitor está dando importância ao planejamento do negócio, o que é ótimo. A falta de planejamento prévio à abertura da empresa é uma das principais causas da mortalidade empresarial.

É importante avaliar as duas opções: sorveteria gourmet ou confecção de gravatas personalizadas. Analise os aspectos oportunidade e viabilidade. Considere também sua afinidade pessoal e rede de relacionamentos. Como um dos projetos visa entrar no segmento de luxo, também é relevante conhecer profundamente as características desse público, os hábitos, necessidades e exigências. Dedique bastante tempo na busca de informações, converse com pessoas que tenham o perfil do seu futuro cliente.

Para apoiá-lo no planejamento o Sebrae-SP disponibiliza material sobre plano de negócio. O conteúdo e gratuito e pode está disponível neste link.

O plano de negócios possibilita a análise da oportunidade e da viabilidade da implementação do empreendimento, apoiando sua tomada de decisão. Caso precise de mais orientações entre em contato com a equipe do Sebrae-SP por meio do 0800 570 0800.

Crédito: Renato Fonseca, Consultor do Sebrae-SP

 

SERVIÇO

Feira do Empreendedor

Local: Expo Center Norte - Pavilhão Verde, São Paulo

Endereço: Rua José Bernardo Pinto, 333 - Vila Guilherme

Data: de 22 a 25 de fevereiro

Sábado e domingo: 10h às 21h

Segunda e terça-feira: 13h às 21h

Entrada franca

Inscrições no site: feiradoempreendedor.sebraesp.com.br

Encontrou algum erro? Entre em contato

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.