Consultoria Sebrae-SP: como administrar melhor sua empresa

Pesquisas de mercado são essenciais para começar ou crescer sua empresa. Mas como fazê-las?

Estadão PME,

30 de janeiro de 2014 | 07h22

 

Seja na hora de abrir um negócio ou se preparar para fazer ele crescer, um bom planejamento baseado em pesquisas de mercado são meio caminho andado. Nesta quinta, os consultores do Sebrae-SP respondem duas perguntas sobre planejamento e administração da empresa.

::: Siga o Estadão PME nas redes sociais :::

:: Twitter ::

:: Facebook ::

:: Google + ::

Rogério Rocha tem uma empresa de e-commerce que fatura R$ 250 mil, e gostaria de ver seu negócio crescer. Já Bruno Toth e sua noiva pensam em abrir uma pequena cafeteria. Apesar de saberem da importância de uma pesquisa sobre mercado consumidor, eles não sabem como fazer nem tem dinheiro para contratar uma empresa para fazê-la. Como eles podem conseguir dados confiáveis com pouco tempo e dinheiro?

O Sebrae São Paulo já faz consultorias gratuitamente, seja presencialmente em suas unidades espalhadas pelo estado ou pelo telefone (0800-570-0800). Em 2013, os consultores atenderam 467 mil empresas, além de 210 mil pessoas físicas interessadas em abrir o seu próprio negócio. Para mais informações, acesse o site www.sebraesp.com.br

--------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

PERGUNTA: Há dois anos comecei a vender via internet e fechei 2013 com R$ 250 mil em vendas . Gostaria de saber qual o melhor caminho para manter ou aumentar o faturamento.

Resposta: A internet é um grande desafio para os empreendedores devido à entrada de centenas de novos concorrentes todos os dias. Para aumentar seu faturamento e continuar crescendo, é importante avaliar os produtos ou serviços oferecidos, levando sempre em conta essa grande quantidade de concorrentes que surgem no mercado, pois com o aumento das opções, o consumidor pode deixar de comprar de você.

É fundamental oferecer mais e melhor, com preços competitivos. Caso a concorrência ofereça preço menor, ofereça serviços agregados para valorizar sua venda, como assistência e garantia. Mantenha os dados cadastrais dos clientes atualizados; crie campanhas que estimulem a volta dos que não compram há algum tempo. Lembre-se: não adianta só conquistar novos clientes, para crescer é preciso fidelizar clientes. A inovação também é forte aliada para se faturar mais.

No entanto, ainda é comum o empresário achar que precisa de grandes investimentos para isso, quando a inovação está mais na forma de olhar o negócio e perceber tendências e necessidades ainda não atendidas ou pontos que poderiam ser melhorados no negócio. Uma dica é analisar a busca dos consumidores por produtos que você ainda não oferece, começar a anotar esses itens. Isso ajuda a identificar novos desejos e caminhos para inovar no mix de produtos da empresa.

Crédito: Haroldo H. Matsumoto, consultor do Sebrae-SP

--------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

PERGUNTA: Eu e minha noiva estamos estudando a possibilidade de abrir uma pequena cafeteria e uma das principais dúvidas que nós temos é sobre à pesquisa de mercado, principalmente o mercado consumidor.

Nos cursos online do próprio SEBRAE-SP, recomenda-se o estudo do mercado desejado para o levantamento do perfil do consumidor, estimativa de demanda, viabilidade do negócio, aceitação do produto, estimativa de preço, entre outros indicadores importantes. Não sabemos ao certo como levantar estes dados.

Quando o empreendedor tem pouco (ou nenhum) recurso para contratar uma empresa de pesquisa para ir a campo, qual a maneira mais adequada para realizar uma pesquisa satisfatória, principalmente para definir perfil do consumidor e estimativa de demanda/frequência de compra?

Resposta: Diariamente, muitas empresas encerram as suas atividades por não compreender o ambiente mercadológico em que atua. Para conhecer e entender o mercado em que está inserido, o empreendedor deve realizar constantemente pesquisas de mercado, um dos principais itens do planejamento estratégico, e que consiste explorar e agregar dados e informações que, direta e indiretamente, influenciam o tipo de negócio que pretende abrir ou expandir.

A pesquisa de mercado voltada para coletar informações sobre o mercado consumidor pode ser realizada de maneira formal ou até mesmo informal, seja no balcão da empresa durante o atendimento, por telefone, pela internet, ou em pesquisas de campo por meio da contratação de empresas especializadas neste tipo de serviço. O importante é poder analisar dados como: localização, condições e logística dos possíveis fornecedores, principais ações dos concorrentes e perfil do potencial cliente que pretende atender.

Algumas empresas especializadas já possuem o chamado "BI - Business Inteligence" que consistem em diversos bancos de dados correlacionados que geram informações mais estratégicas para um segmento específico.

Crédito: Fabiano Nagamatsu, consultor do Sebrae-SP

SERVIÇO

Feira do Empreendedor

Local: Expo Center Norte - Pavilhão Verde, São Paulo

Endereço: Rua José Bernardo Pinto, 333 - Vila Guilherme

Data: de 22 a 25 de fevereiro

Sábado e domingo: 10h às 21h

Segunda e terça-feira: 13h às 21h

Entrada franca

Inscrições no site: feiradoempreendedor.sebraesp.com.br

Encontrou algum erro? Entre em contato

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.