Reprodução
Reprodução

Conheça os empreendedores que estão criando as estradas e avenidas que brilham no escuro

Confira o trabalho de duas empresas da Europa e inspire-se

ESTADÃO PME,

25 de outubro de 2013 | 07h10

 No começo do ano, o trabalho de um estúdio de design e inovação holandês chamou a atenção do mundo todo. O Studio Roosegaarde desenvolveu a Glow-in-the-dark roads, A estrada que brilha no seguro. Alguns meses depois, uma nova companhia estrangeira, desta vez na Inglaterra, anuncia feito semelhante.

::: Siga o Estadão PME nas redes sociais :::

:: Twitter ::

:: Facebook ::

:: Google + ::

O produto, batizado de Sparpath, é um revestimento que absorve a luz solar durante o dia para fornecer - quem sabe aos motoristas - o brilho necessário para iluminar à noite. O material não sai com a incidência da chuva e possui ainda propriedades antiderrapantes - o que contribuiria para reduzir acidentes.

"Nosso trabalho funciona melhor em macadame ou concreto, predominantemente no macadame", afirmou Neil Blackmore para a publicação Treehugger. Macadame é um tipo de revestimento para as ruas que mistura brita, breu e areia.

Holanda. Já o produto holandês nada mais é do que um pó foto-luminoso aplicado nas faixas laterais e de separação de pistas de uma avenida ou estrada. O produto reduz, por exemplo, a necessidade de luzes muito fortes pelos veículos. Confira detalhes dessa inovação.

Encontrou algum erro? Entre em contato

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.