Gustavo Magnusso/AE
Gustavo Magnusso/AE

Conheça cinco erros que podem atrapalhar o sucesso de um aplicativo

Falta de planejamento pode refletir em aumento de custos e até inviabilizar projeto

ESTADÃO PME,

06 de agosto de 2012 | 12h34

Ter apenas uma boa ideia na hora de criar um aplicativo não basta para ter sucesso. É preciso tomar certos cuidados para a ferramenta ultrapassar a barreira da boa intenção e atingir o topo entre os mais baixados. O Estadão PME conversou com Pedro Berti, organizador do The App Date São Paulo, um evento de aplicativos, sobre os erros que podem prejudicar o desenvolvimento do aplicativo.

::: Siga o Estadão PME nas redes sociais :::

:: Twitter ::

:: Facebook ::

:: Google + ::

O principal erro cometido é a falta de planejamento, situação que pode refletir nos custos do desenvolvimento da ferramenta. De acordo com Berti, é comum o empreendedor ter uma ideia e fechar um orçamento para desenvolver o aplicativo. "Se o empreendedor muda de ideia no meio do caminho isso vai aumentar o custo da produção. Quem não tem conhecimentos de programação pode achar que uma simples mudança não vai fazer diferença, mas isso pode interferir em todo o projeto e até estourar o orçamento", alerta Berti.

Confira cinco erros que não podem ser cometidos pelo empreendedor.

Não se planejar

O universo do aplicativos tem muitas oportunidades, mas é preciso se preparar e cumprir o que foi planejado dentro do orçamento. É comum o empreendedor ter outras ideias no processo de desenvolvimento do aplicativo, mas é preciso avaliar qual será o impacto da mudança nos custos. "É importante ter foco no planejamento antes de começar a desenvolver o aplicativo", recomenda Berti.

Usar animação na introdução

A última coisa que o usuário quer é um aplicativo que demora para iniciar. Colocar uma animação na introdução vai deixá-lo esperando ainda mais. Em geral, ao abrir um aplicativo, o usuário tem necessidades imediatas e uma animação pode atrasar esse processo.

Não testar o aplicativo

O desenvolvedor precisa pensar no uso do aplicativo por diversos perfis de usuários. Por isso, é importante testar a ferramenta, utilizar vários tamanhos de botões e verificar onde eles funcionam melhor, por exemplo.

Criar dificuldades de uso

Alguns smartphones adequam a tela conforme a posição do aparelho, outros têm atalhos ou acionam determinadas funções conforme gestos. O desenvolvedor não pode se esquecer dessas possibilidades, mas também não se deve abusar de todas elas.

Contratação de desenvolvedores sem experiência

Se você não entende de programação, vai precisar de um profissional para desenvolver o aplicativo. A escolha não deve ser baseada na mão de obra barata. É importante pesquisar e pedir indicações dos profissionais, avaliar o que eles já fizeram para contratar um bom desenvolvedor para garantir o bom funcionamento do aplicativo.

Encontrou algum erro? Entre em contato

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.